14 febbraio 2006

E por falar em religiao...

Ontem a Cris escreveu, em seu email, que eu sou mais do que mae napoletana, sou mae judia. Também acho, mas nao no modo religioso de ser e sim no perfil protetor da mae judia. Mas falando em religiao, que é sempre um assunto delicado, "sofro" na Italia com isso. Aqui todos sao muito catolicos e, pelo menos as pessoas que estao ao meu redor, como a familia do Gianluca, exige que eu também seja. Exigem nao na obrigaçao, mas acham o cumulo eu ser diferente deles.
No ano passado fomos ao batizado de uma priminha do Gian. La, uma das tias veio falar comigo:

- Voce ainda nao batizou a Giulia!
- Pois é.. Vou batizar quando minha mae vier para a Italia.
- Mas batizado é uma coisa importante
- Eu sei, é importante para quem é catolico e por isso mesmo vou batizar a Giulia. Em respeito ao pai dela.
- Mas voce nao é catolica, entao?
- Nao.
- Como assim? O que voce é?
- Meu pai era judeu, minha mae é catolica e meio espirita. Eu nao.
- Entao voce é ateia?
- Nao.. me identifico com o Budismo.
- Ahhh.. Entao voce acredita em Buda?
- Buda nao era um Deus, era uma pessoa como eu e voce.
- Entao voce nao acredita em Deus?!!!
- Ta frio la fora, nao?

Também quando viemos morar nesse apartamento, convidamos a Tia Super Religiosa do Gian e a avo paterna. Assim que entraram, procuravam imagens de santos nas paredes. Nao encontraram, obvio. Entraram entao no meu quarto e diz a tia dele para mim:

- Ahhhh!! Eu entendi, voces ainda nao compraram as imagens, pode deixar que eu mesma vou comprar um quadro enorme do "Bambino Gesù e Vergine Maria" para voce colocar na parede perto da tua cama.

Imaginem a minha cara de espanto. Nada contra quem coloca. Nada contra quem acredita. Absolutamente nada contra catolicos e catolicismo. Mas eu nao saio por ai distribuindo budas e livros budistas para ninguem. O que eu acredito esta dentro de mim. O que voce acredita esta dentro de voce. Punto e basta.

Ate me deram de presente uma imagem enorme da Virgem Maria que certamente quando voltarem aqui vao se espantar em nao ve-la pendurada na parede. Eu guardei com todo o carinho. Quando a Giulia crescer e quiser colocar no quarto dela, vou dar todo o apoio. Mas por enquanto nao vou colocar, nao combina comigo e nem com a decoraçao do quarto.

Sao continuas as encheçoes de saco aqui: "Voce tem que colocar a imagem da Santa Nao Sei o Que no berço da Giulia", "Voce tem que batizar logo a Giulia", entre outras coisas. No começo, eu ficava desesperada. Agora ja acho engraçado.

Acho importante as pessoas terem uma religiao. Ler e estudar o budismo me ajuda muito. E nao li e depois me identifiquei. Eu tinha certas convicçoes que depois, estudando as religioes, vi que o budismo se encaixava absolutamente com tudo o que eu penso.

A Giulia vai ter uma base religiosa infantil sim. Acho que é legal e valido acreditar no "Papai do Céu", assim como acho importante acreditar em Papai Noel e no Coelhinho da Pascoa. Acho fundamental ela aprender que nao se faz aos outros aquilo que vc nao gostaria que fizessem com voce. Mas aos poucos ela vai crescer e vai escolher sozinha. Religiao nao se impoe. Pelo menos eu penso assim.

Para mim, Natal sempre foi simplesmente reunir a familia num jantar super legal e abrir presentes de toda a familia. Aqui tem liçoes religiosas antes. Colocam o "Bambino Gesù" no preserpio a meia noite. Me fazem perguntas que nao sei responder. Na pascoa, eu me divertia procurando os ovos de chocolate pela chacara. De manha, eu e meus primos encontravamos bilhetinhos com pistas de onde estavam escondidos os ovos. Mais tarde, quando crescemos, pascoa era dia de almoçar junto com a familia, rir, passear. Aqui é dia de benzer todos, o que para mim nao é importante. Desculpe. Mas nao é.

Eu adoro falar sobre religiao. Gosto de saber no que as pessoas acreditam, o que é importante para elas. Assim como é interessante conversar sobre ET's. Mas nao venha me falar que ET existe e eu estou errada em nao acreditar. Me fale sobre o que voce acredita e eu te falo o que eu penso a respeito. Assim todos ficamos felizes e podemos aprender uns com os outros.

Mudando completamente de assunto, hoje os pais do Gian vem jantar em casa para depois ajudar a colocar o parquet. Nao se desesperem que eu nao vou cozinhar. E errou quem pensou que vamos pedir uma pizza. Minha sogrinha quando vem jantar em casa, traz toda a comida. Ela cozinha tudo e traz pronto para servir. E depois ate me ajuda lavando os pratos e leva pra casa dela a minha roupa para passar. De longe parece a sogra perfeita, ne nao? Mas isso é um outro assunto, meio parecido com acreditar em Papai Noel.

Ah! E hoje é Dia dos Namorados aqui. Decidimos comemorar amanha porque hoje restaurantes vao estar lotados e nao seria nada agradevel aos casais ouvir choro de bebe a noite inteira. Mas para mim, todo dia é dia.

5 Comments:

Anonymous Anonimo said...

os seus comentarios aki fazem meus dias mais alegres ... eheh
saudades de vc amiga
NAM-MYOHO-RENGUE-KYO

4:22 AM  
Anonymous Anonimo said...

ahhh FELIZ DIA DOS NAMORADOS !!!
uma eternidade de amor pra vcs

4:37 AM  
Anonymous Anonimo said...

Conseguiiiiiii!!!
Agora vou deixar sempre! Nao era mentira, eu nao tava conseguindo!!
Beijos!
Te adoro!

10:34 AM  
Anonymous Anonimo said...

Paula, como eu gosto muito de falar e de observar, quero dizer que os italianos - segundo pesquisas e publicações - são o povo mais católico e conservador...Eu também já li muito e questiono também muito a religião católica que eu acho se perdeu um pouco com muitas interferencias humanas e nem sempre imparciais... Prefiro ser como todo brasileiro - uma mistura de católico, judeu, evangélico, espírita, etc... mesmo porque, a religião é um direito garantido aos seres humanos, cada um professa o que quiser, onde achar mais respostas... Não se incomode com o consevadorismo, viva seus princípios e acredite em seus instintos, porque uma coisa é certa, não adianta bater no peito e dizer eu sou assim, deixe suas ações falarem por voce.
Acho que voce escolheu muitíssimo bem a Cris pra batizar a Giulia, eu fico muito feliz pela escolha não de sua má-drasta e sim de sua boa-drasta!!!!!! Um beijo a Cris, D.Nicete, Fábio e aos napolitanos....

9:14 PM  
Anonymous Anonimo said...

Paula, esqueci de dizer que os comentários qkue saíram anonimos, é porque eu esqueci de colocar TIA NEIDE. Tava muito lindo não ter tido nenhum erro até agora. Ah, ah, ah, ah.....

9:17 PM  

Posta un commento

<< Home