10 febbraio 2006

Antes de ser mae...

Como a vida muda em tao pouco tempo... Ontem minha cunhada, a Stefania, veio em casa me chamar para ir ao cabelereiro que eu estava falando ha 2 meses que queria ir. Sim, ha 2 meses que falo que preciso cortar o cabelo e ate hoje nao fui.

Ontem era a minha grande oportunidade porque ela esta de ferias e poderia segurar a Giulia enquanto eu cortava o cabelo. Ela chegou quando eu tinha acabado de sair do banho. Me vesti correndo, arrumei a bolsa da Giulia e troquei a roupa dela também. Mas como eram quase 16hs, lembrei que eu ainda tinha que dar o lanchinho da tarde dela e que neste horario ela dorme.
Se eu saio para passear no horario que ela tem que dormir, ela acaba dormindo no carrinho. Mas o salao é aqui do lado e com o carrinho parado, com barulho de secador e mulheres conversando, sei que a Giulia ficaria irritada, nao conseguiria dormir e choraria o tempo todo. Pensei ate em deixa-la pela primeira vez com minha sogra, afinal de contas, seria so por algumas horinhas. Mas nao poderia porque a Giulia dorme so quando coloco ela para mamar. No final das contas, Stefania foi sozinha e eu fiquei em casa. Lavei e sequei meus enormes cabelos sozinha. Mais uma vez e nao sei por mais quanto tempo...

Eu poderia ir no sabado de manha, mas aproveito sempre o final de semana para passear com a Giulia em algum lugar longe de casa e fazer as compras necessarias.
Amanha de manha, por exemplo, vamos ate a Via Roma comprar na Pre-Natal um carrinho daqueles levinhos e faceis de carregar. O nosso é super pesado e nao consigo descer as escadas do predio com Giulia no colo e carrinho na mao e por isso acabo saindo sempre com a Giulia no colo.

Antes de ser mae, eu fazia de tudo a qualquer hora. Eu tomava banho quando tinha vontade, ia ao cabelereiro, shopping, saia para qualquer lugar sem nenhum problema. Eu me arrumava e saia. Agora tenho que me arrumar, arrumar ela, arrumar as coisas, pensar em comida e finalmente sair. Mas nao para qualquer lugar e muito menos a qualquer hora. Mas nao estou reclamando porque a Giulia é so motivo de alegria e filhos acabam sendo a tua razao de viver. Mas é engraçado como a vida muda e so quem entende isso é quem ja é mae.

O pior é que meu melohor horario para sair é quando todo o comercio esta fechado. Aqui na Italia, todo o comercio fecha das 13hs ate as 16hs e depois disso fica aberto so ate as 20hs. Voces nao imaginam no começo quantas vezes eu sai as 14hs, feliz da vida para comprar alguma coisa e absolutamente tudo estava fechado. Minto. Bares e restaurantes ficam abertos.

Ontem fomos jantar na casa dos pais do Gian. A Giulia ate que ficou boazinha. Engraçado como sao as maes napoletanas. Sao super-maes. Mas eu nao me acostumo com isso. Nos vamos la e saimos com sacolas e sacolas de tudo o que voces podem imaginar. Ela faz questao de dar frutas, latas de pomodori pelati, verduras e carne que ela fez. E quer deixar ela feliz? Basta pedir para cozinhar alguma coisa. Ontem ela ficou toda feliz porque pedi para ela fazer, a partir da proxima semana, o passato di verdure para dar pra Giulia.
Aqui elas sao assim, principalmente aquelas que sao donas de casa. Elas vivem para os filhos. Se um dia eu resolver ligar para ela vir aqui e fazer uma faxina, ela ficaria super feliz e orgulhosa de poder ajudar assim. Ja se eu ligasse para a minha mae para pedir coisas do genero ela mandaria eu chamar uma faxineira ou me virar sozinha. E eu nao acho errado. Talvez porque tenha crescido assim, mas nao consigo me acostumar com aideia que posso chamar minha sogra aqui para dar uma de faxineira. Culturas diferentes.

E, por fim, conversa do Gian com a Giulia:

- Giulia! Dici Papà!
- Mimi
- No mimi, Giulia! Papà!
- Mimi!

5 Comments:

Anonymous Anonimo said...

eu tambem preciso urgentemente cortar o cabelo. urgentemente. mas o meu cabelereiro està em sorrento e eu sò tenho tempo no sabado quando ele, obviamente, està lotado. :S
na via roma uma boa parte das lojas fica aberta no horario do almoço. aproveite. :)
quando eu lhe digo que minha sogra nao è a tipica mae italiana... ela nunca enche a gente de comida, se eu telefonasse pedindo uma faxininha aqui em casa ela me mandaria para aquele lugar. :)
eu vi outro dia na tv uma familia italiana (do norte) onde as filhas, casadas, iam almoçar TODOS OS DIAS na casa da mae com os respectivos maridos. :|
beijins!!!

12:20 PM  
Anonymous Anonimo said...

é o ciclo da vida .. e fico muito feliz por vc compartilhar esses momentos conosco ...

* prometo que quando estiver aki vou te dar um dia inteiro no SPA. To louca pra ser babá da Giulia. Uma troca justa não ?! rsrs

baci ........ saudades

12:13 AM  
Anonymous Anonimo said...

No quesito sogra eu concordo com vc em genero, numero e grau, a minha tb é assim rsss!! Impossivel sair da casa dela sem varias sacolas cheias de comida. :P
Beijos!

11:07 AM  
Anonymous Anonimo said...

Tava esquecendo!!
Achei linda a conversa da Giulinha com o pai!
Muito fofa essa meninazinha!
Saudades de vcs!
Beijos!!

11:19 AM  
Anonymous Anonimo said...

Tava esquecendo!!
Achei linda a conversa da Giulinha com o pai!
Muito fofa essa meninazinha!
Saudades de vcs!
Beijos!!

11:20 AM  

Posta un commento

<< Home