07 febbraio 2006

Carandiru

Hoje de manha toca a campainha. Era minha vizinha de cima, uma senhora que ja me deu muitos problemas, dores de cabeça e stress porque caminha ate a meia noite com uma tamanca de madeira e faz um barulhao aqui em casa. Ela é dona de casa, mas sabe daquelas 100% dona de casa que tudo o que tem a pensar sao as roupas penduradas no varal? Ela vem em casa ou ate grita pela janela me chamando para tirar as minhas roupas estendidas para que ela possa pendurar as dela. E eu, como uma dona de casa desencanadissima, nao estou nem ai se ela pendura as roupas molhadas que pingam em cima das minhas. Mas ela nao me entende. Se para ela isso é importante, para mim também tem que ser.
Isso me faz lembrar de quando eu morava no predio da S. Vicente de Paula. Um dia, encontro a sindica no elevador:

- Ola D. Adelaide, foi passear?
- Fui ao cinema, vi o filme carandiru!
- Ah que bacana!
- Bacana, sim, Paula... Mas por falar em Carndiru, voce pode tirar aqueles panos pendurados na janela da cozinha do teu apartamento? Aquilo fica muito feio visto de fora.

Coitada da sindica se viesse aqui em Napoli. Deixa eu explicar pra quem nao sabe. Todos aqui em Napoli penduram as roupas fora das janelas ou varandas. Veja bem, nao penduram dentro, fora mesmo. Eu acho horrivel e isso é uma das coisas que mais me irritam em Napoli. Eu sei, é carateristico, mas muito feio. As casas aqui nao tem area de serviço como no Brasil. A maquina de lavar fica no banheiro ou na cozinha. Em outras cidades na Italia isso é proibido. Nao que em outras cidades tenham area de serviço, mas as pessoas tem que ir no terraço do predio ou usar o famoso "stendino" de chao para pendurar roupas. Mas os napoletanos sao folgados demais para isso. E a cidade fica um museu, uma exposiçao das roupas que cada um tem.

Mudando de assunto, o amigo do Gian que viria jantar aqui hoje, mudou de ideia. Sera que ele leu meu blog, traduziu para o italiano e resolveu nao vir com medo do que iria comer? Brincaderinhas a parte, ele vem na quinta ou na sexta-feira. Mas ontem ja comprei camarao e estou pensando em fazer "Zucca farcita di gamberetti" ou "Gamberetti al mais" *. O que acham?

Se nao fizer muito frio (ontem a noite fez 3°c), hoje a noite vamos tentar ir na Chicco de Afragola. Quero muito ir la pq no andar de cima tem um outlet super economico. E a Giulia cresceu e precisa de pijamas e jaquetas novas. E assim aproveito para nao cozinhar hoje a noite pq la perto tem Mc Donald's. E viva o Mc. Fish!


* Camarao na Moranga e Bobo de Camarao.

3 Comments:

Anonymous Anonimo said...

eu também acho um horror as roupas penduradas do lado de fora. mas adoro. :) seca tudo rapidinho e eu não tenho que me preocupar onde diabos enfiar um estendedor de roupa. mas não é todo prédio que deixa o povo pendurar as roupas assim não, no prédio em frente ao meu por exemplo não pode.
bobó de camarão é gamberetti al mais? ooohhhh
ah, a benetton de napoli está com desconto de 70%, fica tudo baratíssimo, tente aproveitar.
beijins!

9:39 AM  
Anonymous Anonimo said...

è verdade mesmo sobre as roupas, o pior de tudo, è que aqui eu tenho que deixar dentro de casa mesmo, porque tudo mundo acende a lareira neste frio, dai a fumaça fedida vai tudo pra roupa....cruel!!
Amei seu blog paula!!!
Ju de marigliano

10:43 AM  
Anonymous Anonimo said...

Realmente tb "non mi va giù" essa coisa das roupas penduradas fora da janela.
Olha, fiquei arrasada de ver que eu nao sei cozinhar nada, meu Deus, que NEGACAO na cozinha eu sou!! :(
Beijos!
ps.. qq dia vou "filar a boia" na tua casa, heheheh

11:34 AM  

Posta un commento

<< Home