16 agosto 2007

Piano piano....

Tudo, tudo na vida tem soluçao. E o que nao tem soluçao, solucionado esta. Dizia meu pai.
Tudo bem, perdi nao so uma amiga, mas a oportunidade de ter uma vizinha-amiga e brasileira. Mas quando um nao quer, nao tem o que fazer. Passo por cima e caminho em diante, aproveitando ao maximo cada oportunidade que a vida me oferece. Ontem, feriado aqui na Italia, fui convidada pela Fabi, uma amiga que ate entao so conhecia por orkut e algumas poucas conversas no msn e telefone, para ir em um churrasco na casa de uma outra brasileira, Josi, que mora numa cidadezinha vizinha a minha. Apesar do medo de ir em uma reuniao com tantas pessoas, sem conhecer nenhuma, fui. Para a surpresa de Giulia, tinha ate piscina. Com um jardim enorme e cheio de crianças italo-brasileiras.
Conheci meninas maravilhosas. Animadas. Festeiras. Amigas. Passamos uma tarde muito agradavel, conversamos bastante enquanto as crianças aproveitavam a piscina.
Num comentario do post anterior, alguem diz sobre o comportamento do brasileiro no exterior. Acho que um dos nossos maiores defeitos é dar valor, quando estamos no Brasil, à aquilo que vem de fora. Seja com produtos ou pessoas. E pensamos que quando vamos a algum pais, os moradores de la teriam que nos tratar como pequenas joias, como tratamos eles no Brasil. Mas nao. Italiano adora Italiano, Frances adora Frances, Alemao adora Alemao, e assim por diante. E entao, a nossa salvaçao é fazer amizade com outros brasileiros, que te entendem e passam pela mesma experiência que voce. Mas ai, o brasileiro cai em outro grande erro, que eu sempre caio também: Fazer amizades instantâneas, achando que so porque o outro também é brasileiro, é legal. Nao... Nao que sejam pessoas ruins ou malvadas. Mas podem ser diferentes de voce, apesar da nacionalidade. Ou ate parece que em Sao Paulo, duas pessoas se cruzam e sabendo que sao ambas da mesma cidade, começam ali uma amizade. E se confiam, e abrem o coraçao, e contam com o apoio do outro sem saber mais sobre o outro ou sem um minimo de convivencia para saber se tem algo em comum. Isso nao acontece.
Ta ai. O meu erro e o erro de muitos, achar que a nacionalidade pode ser a amizade. Mas nao. Ela pode ser a chave para uma amizade. Mas que deve amadurecer antes ate brotar. Assim alla italiana mesmo.
So o que eu espero é que ja que essa minha "ex futura amiga" nao é igual a mim, que outras tantas sejam. Ou que me respeitem e que eu também saiba respeitar elas como sao. Porque esse é o segredo da amizade verdadeira, seja ela com brasileiros ou italianos.