03 agosto 2007

Mammoni

Eu sempre digo que os homens italianos, sao na maioria uns bobocas. Mammone. Seria a expressao "filhinho da mamae" no Brasil. Incapazes de tomar uma atitude seria sozinhos, incapazes de solucionar problemas sozinhos, incapazes de serem homens com H maiusculo, se é que voce me entende. Culpa deles? Nao! Culpa da mae deles que os consideram adolecentes ate os 40 anos de idade. No Brasil, quando nos referimos a alguem do sexo masculino que tenha mais de 23 anos, chamamos de "homem". Aqui, ate os 40 sao "ragazzi", adolecentes. E acho que nao adianta dar a culpa para a falta de emprego, os baixos salarios, porque quem quer, consegue. Chega a ser ridiculo como as maes italianas tratam os filhos homens. Quando eles casam e saem de casa, elas acham que eles estao trocando a mae por uma outra mulher e tem a cara de pau de ter ciumes. Quantas vezes ja nao ouvi da minha sogra a frase "Ele estava tao bem aqui em casa, eu nunca nem pedi para que ele fosse comprar um pao. Nunca permiti que ele lavasse pratos, nao sei porque decidiu casar". Nao te parece ridiculo? Mas aqui, é normal.
Mae é mae, oras! Mulher é mulher. E ponto final. Por isso que casam e tratam as esposas como maes. Respeitam sim, mas querem tudo na palma da mao. E se um dia tiver uma briga entre a mulher deles com a mae, é bem provavel que eles defendam a mae.
Acha que eu estou exagerando? Leia essa noticia de hoje da Folha Online:
Folha Online - BBC Brasil
02/08/2007 - 20h06
Mãe corta mesada de italiano de 61 anos e chama a polícia
da BBC Brasil
Uma mãe siciliana, de 81 anos, cancelou a mesada, tirou as chaves de casa do filho, de 61 anos, e fez queixa na delegacia da cidade italiana de Caltagirone, porque ele chega tarde e não diz onde vai à noite.
De acordo com a imprensa local, só a policia conseguiu convencer mãe e filho, que moram juntos, a fazer as pazes.
A mãe teria recorrido à delegacia local desesperada por causa do comportamento do filho, que é solteiro e desempregado. Segundo o depoimento que ela fez, o filho sai sempre à noite sem dizer aonde vai, e volta muito tarde.
Diante do delegado que registrou a queixa, o filho teria se lamentado da mesada, que definiu como sendo muito baixa para um homem da sua idade. Além disso, reclamou da comida, acusando a mãe de "cozinhar muito mal".
"A história pode parecer irônica, mas isto não impediu que tratássemos o caso com todo respeito, ainda mais diante do desespero dessa mãe. Acreditamos que agora a situação tenha voltado ao normal e que a briga terminou", afirmou o delegado Giancarlo Rapisarda.
O caso tornou-se noticia nacional na Itália, onde foi apresentado como exemplo extremo de um "clichê". O pais é considerado terra dos "mammoni", isto é, jovens que moram na casa dos pais até muito além da maioridade, usufruindo das mordomias que a "mamma" italiana oferece: comida, roupa lavada e passada, casa limpa.
De acordo com as últimas pesquisas fornecidas pelo Istat --instituto nacional de estatísticas, 60% dos jovens italianos entre 18 e 34 anos, ou sete milhões de pessoas, ainda vivem com os pais. Em 1993 o percentual era de 55%.
Segundo especialistas, este fenômeno se deve à dificuldade que os jovens encontram para arrumar trabalho e se registra principalmente no sul da Itália, onde o índice de desemprego è maior.
Na avaliação da psicóloga Silvia Vegetti Finzi, a história dos "mammoni" italianos é somente um clichê.
"Os jovens não podem ir embora de casa porque o salário inicial não é suficiente nem para pagar um aluguel, portanto, concordando com os pais, eles decidem continuar a morar com a família para investir em sua preparação profissional e conseguir um trabalho mais qualificado e um salário maior."
Segundo alguns estudos, jovens franceses, ingleses e de outros países ocidentais moram separado dos pais já aos 24 anos de idade.
E viva nossos meninos brasileiros!

2 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Aqui na Espanha é IGUALZINHO. Os homens saem de casa com mais de 30 anos e pra casar, na maioria dos casos. Meu marido veio completamente "estragado" da casa da mae, eu que tô colocando na linha, mas é complicado viu! Uma vez chegamos na casa da minha sogra e ela disse: "olha só como estao os sapatos dele, que sujos!" Isso olhando pra mim e falei pra ela falar diretamente com o filho, e que eu nao tenho obrigaçao de limpar sapato de marido, já basta com os meus, que cada um faça a sua parte. Ela ficou horrorizada. Ele NUNCA fez nada em casa e eu fui perguntar pq ela o criou dessa forma e ela me disse que como tinha mais duas filhas, o filhinho dela nao precisava fazer nada.
Santa paciencia com a criaçao que essas maes europeias dao pros filhos

3:56 PM  
Anonymous Anonimo said...

Oi Paula...estava fazendo uma busca sobre Napoli e acabei dando de cara com seu blog...e acho que achei a pessoa certa pra me dar uma mãozinha...moro no Brasil, trabalho em uma multinacional e fiz amizade com um colega de trabalho da empresa mas de nossa matriz que fica em Napoli...estou muito empolgada, porque achei ele uma pessoa muito interessante, mas quando li suas aventuras com a sogra...dei graças à Deus da mãe dele já ser falecida(rsrsrs).
Não que eu espere algo a mais da nossa amizade, mas nunca se sabe...ele é separado e mora sozinho ...me convidou para passar férias em Napoli e que como ele tem uma casa na Calabria, que poderìamos ir para lá também...estou pensando em ir, mas morrendo de medo de me arrepender...não conheço ninguém que conheça Napoli, o povo, costumes...Me diz: Será que todos são assim??????prefiro cair fora se meu amigo não for uma excessão!!! que Deus te dê muita paciência com a sogra e bjos pra vc e sua Giulia.

6:36 PM  

Posta un commento

<< Home