12 luglio 2007

Attenti ai Napoletani!

Eu passei três anos da minha vida dizendo que queria ir embora de Napoli. Aquela cidade, desde o inicio nao me agradou. Pensei diversas vezes em ir morar no Brasil. Mas a ideia não agradava aos meus parentes com medo da violência e desemprego e me dava medo da responsabilidade de levar um estrangeiro comigo e ter que começar uma vida nova com problemas de adaptação e língua nova para ele.
Pensei também em ir morar em Roma, onde a empresa que o Gian trabalha tem uma filial. Eu amo Roma. Mas os meus problemas não iriam acabar já que por la também tem problemas parecidos com os de Napoli por ser mais sul do que norte.
Ate que pensamos na possibilidade de aceitar vir para Milano. Vir para cá também me assustava um pouco já que durante esses 3 anos, quando eu falava mal de Napoli para alguém, todos me diziam que eu sofreria muito com Milano. Diziam que a cidade era caótica, que fazia muito frio e que principalmente as pessoas sao grosseiras e frias.
Estou aqui já ha 1 mês. Vejo pessoas tranquilas nas ruas, todas sorridentes e cuidando da própria vida. Digo isso porque em Napoli se você toma alguma atitude diferente da deles, como por exemplo, no verão, calor absurdo dentro do carro, você tirar os sapatos e apoiar os pés descalços no painel do veiculo, todos te olham como se você fosse um ET. Isso é so um exemplo. As pessoas não são livres para fazer aquilo que querem, não são espontâneas.
Milano é como São Paulo. Você pode sair cantando e dançando pelas ruas, com uma melancia pendurada no pescoço que ninguém vai te olhar. Isso assusta os Napoletanos, mas para mim é um alivio.
Por onde você vá, as pessoas te tratam bem. Mas não como em Napoli. Napoletanos acham que ser simpático é fazer perguntas pessoais e invadir a vida dos outros. Aqui ninguém vai te perguntar quanto você ganha ou de onde você vem. Porque tem mais gente de fora do que Milaneses por aqui.
Ontem fomos fazer compras no supermercado. A menina do caixa gritava:
- Signora Signora!
E eu não ouvia.
Ela se irritou e gritou:
- Ohhh!!! Psiuuuu!!! EEEiiiiiii!
Eu olhei para ela e ainda gritando, me diz:
- Vá para a caixa de nr 3! Esta livre.
O casal que estava na minha frente se irritou pelo modo em que ela falou comigo e começaram uma discussão sem fim com a garota. Foram embora e chegou nossa vez de pagar a conta. Esse supermercado faz uma promoção de pontos. Ela teria que pedir o cartão antes de começar a passar nossas compras. Como ela não pediu, o Gian se irritou e começou uma nova discussão, ate que descobrimos que a menina era napoletana. E, quando se acalmou, confessou que ela é irritada porque é napoletana e que uma milanesa não se permitiria nunca de se comportar assim com um cliente. Saímos dando risada.
Mas no fundo é isso mesmo. Napoletanos que estão em Napoli acham que os Milaneses são frios e grossos. Mas em 1 mês de experiência por aqui, em 4 episódios como esse, todos eram napoletanos ou sicilianos. Então ta explicado. Em Milano, cuidado com os NAPOLETANOS!

4 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Desculpa mas acho vc muito racista.
Vc que vem de um pais onde as pessoas morrem de fome, vc , me chama de "norte africano".
Maximo rispeito deles , pq, diferentemente de vc , eu conheci muitos deles.
Napoli tem um monte de problemas mas me fala de uma cidade brasileira q não tem!!
Vcs são filhos da elite brasileira, aquelos q gastam 15 salarios minimos numa blusa...tudo o dineiro do papae!!!
Gostam só de glamour!!!!
Olha não e´q fiquei puto pq não gosto de napoli mas pq acho vc muito arrogante!!!
Tomara vc ache no seu caminho um "razzista milanese D.O.C."

12:21 AM  
Blogger administrador said...

Concordo com o comentário anterior!

Já ouvi falar desse negócio de "norte africano"... isso é coisa de filho da puta racista!

Você só é mais uma mente medíocre!
Será que é o sul da itália que é tão problemático assim? Ou é vc que não exerga um palmo a frente do seu nariz?

É UMA FILHA DASPU MESMO!!!

3:22 PM  
Anonymous Anonimo said...

Parabéns pelo seu blog, gostei muito da forma como você escreve. E parabéns pela coragem, eu fui para a Itália algumas vezes como turista e posso dizer que conheci o suficiente para nunca mais querer voltar.

Nápoli é uma cidade horrorosa, suja, caindo aos pedaços, com um povo grosseiro, mal educado e inconveniente. O sul da Itália é um horror, com gente que não sabe nem respeitar filas e que invariavelmente, tenta enganar os turistas. Lamentável.

Que bom que vc conseguiu sair de Napoli e ir para Milão, eu também gostei mais de lá, é uma cidade bem mais civilizada.

Felicidades, tudo de bom p/ vc.

12:52 AM  
Anonymous Anonimo said...

Ah, e a comida de Napoli é igualmente sem graça e a pizza Napoletana um horror. Come-se muito melhor no Brasil e de longe, nossa pizza é um milhão de vezes melhor que aquela massa emborrachada encharcada de molho de tomate que eles chamam pizza.

12:54 AM  

Posta un commento

<< Home