09 giugno 2007

SOS Ratos

Desculpem a ausencia. Essa semana passou voando. Na segunda feira Gianluca começou a trabalhar em Milano e eu fiquei com a Giulia em Napoli. Os ratos invadiram completamente a cidade. Pelo visto, principalmente meu predio. Teve gente gritando de madrugada por ter encontrado um deles em casa, teve gente que saiu na varanda de manha e viu que um deles comeu o passarinho na gaiola, teve gritaria quando as crianças estavam brincando no predio e uma senhora alertou que os ratos estavam subindo pelas paredes. A escola infantil perto de casa fechou por uma semana porque fizeram ate ninho dentro dos brinquedos. E com todo esse calor, nao podemos nem abrir as janelas de casa.
O lixo continua nas ruas de Napoli e o que mais se ouve sao as pessoas reclamando da sujeira e dizendo que a soluçao é ir embora de Napoli. Coisa que nao se ouvia antes. Porque o povo napoletano amava essa cidade que sempre foi suja, mas que agora esta insuportavel. Eu, aguentando firme e forte, sorrindo e cantando porque finalmente vou mudar daqui.
O Rafael perguntou alguns posts atras se a soluçao nao seria fazer a reciclagem do lixo. Eu também acho. Mas o napoletano é preguiçoso demais para isso. Todos falam no problema, mas ninguem fala na soluçao. Outro dia, num programa da Rai Uno, que profissionais e politicos discutiam o problema do lixo acumulado na cidade, um deles, napoletano, falou que o problema existe ha mais de 6 anos. E que um problema persistente ha tanto tempo nao pode mais ser chamado de emergencia do lixo e sim culpa dos moradores que nao fazem nada para mudar. Culpa da cultura napoletana que empurra tudo com a barriga reclamando sempre dos politicos e da mafia, mas que continuam procurando soluçoes magicas sem querer trabalhar pelo problema.
Um dos maiores problemas dessa cidade é a propria mentalidade das pessoas daqui.
Exemplo disso é o que esta acontecendo no meu predio. Invasao de ratos, desespero das pessoas e nenhuma soluçao. Ninguem ligou para o administrador do predio pra reclamar, ninguem ligou para a prefeitura e ninguem fez uma reuniao de condominio para juntar pelo menos um dinheiro para uma dedetização. A soluçao, para eles, é fechar as janelas e esperar por um milagre.
Sei que meu problema esta por acabar. Estou indo na segunda feira para a tao sonhada Italia de verdade. Um lugar nao perfeito, mas com certeza mais decente.