23 maggio 2007

Meias palavras

Eu odeio indiretas. Uma das coisas que tornam minha sogra uma pessoa desagradável é a quantidade de indiretas cretinas que ela me da. Prefiro que as pessoas sejam claras naquilo que estão falando, prefiro conversar e não ser testada com minhas respostas.

Na terça ela veio me buscar em casa para irmos juntas ate a Chicco.
- Paula, tem vento.
- Ah. Que bom... Assim refresca um pouco.

- Mas tem vento...

- Que bom, sogra!

- Vento não é bom, da tosse.

- Poxa, eu adoro vento.

- Mas é perigoso.

- Porque?

- Porque se você suar, pode se resfriar.

- Ah! Eu acho que se eu suar e pegar um vento, me refresco.

.....

- Paula, você esta pronta?

- Sim.
- Pegou o casaco da Giulia?
- Não.
- Mas tem vento.
Queridos, não é mais fácil, mais pratico e mais agradável se ela me poupasse de tanta discussão dizendo somente uma única frase: "Paula, acho melhor levar um casaco para a Giulia"???
Ainda aqui em casa, enquanto eu estava me arrumando e ela segurando a Giulia, ouço:
- Giulia, vamos, vamos! O nonno esta esperando no carro.

Eu fiquei quieta e fiz de conta que não ouvi. Ela continuou, falando ainda mais alto:
- Giulia!!! Onde esta o nonno?? Esperando la fora no carro??? Vamos ver o nonno? Estamos prontas!

Ainda fiquei em silencio, quando ela chega perto de mim e pergunta:

- Paula, falta muito?

Não seria mais adulto da parte dela se ela diretamente falasse comigo numa única frase: "Paula, vai logo porque o Luigi esta esperando no carro."?
Chegando na Chicco, no parquinho com brinquedos para bebes que tem no segundo andar, tirei a sandalia da Giulia porque é proibido brincar de sapato. Ela olha para a Giulia e diz:
- Voce esta descalça!
Eu fico quieta sem ainda perceber o que ela esta tentando me dizer.
- Sera que essa piscina de bolinhas nao machuca o pé?
Ouço entao a risada de uma outra mae que logo disse a minha sogra que a piscina de bolinhas é feita para os bebes brincarem descalços e nao poderia de modo algum fazer mal aos pés. Enquanto meu sogro cuidava da Giulia, fomos ate a lojinha da Chicco. La, minha sogra pega um par de meias na mao e diz:
- Paula, voce gosta dessas meias para a Giulia?
- Sim. Mas ela tem muitos pares de meia em casa. Nao precisamos comprar.
-Tem certeza?
- Sim. Porque?
- Porque todas as crianças estao no parquinho com meias. So a Giulia esta descalça...
- E ai?
- E ai que a gente entao poderia comprar essas meias.
- Porque?
- Para colocar na Giulia. Pode fazer mal aos pes dela brincar descalça.
- Ah é? Eu adoro ficar descalça e acho que faz bem aos pés.
- Mas as outras maes podem achar que voce é mae desnaturada por deixar tua filha descalça.
Ai eu pergunto: O que voce pode esperar de uma pessoa que acha que o peixe respira por um canudinho?