08 maggio 2007

Respostas para todas as duvidas


Fla perguntou:
Ela sai de Napoli ou nao sai?


Sim, eu saio, Fla. Tudo em Napoli é muito lento. Quando aceitaram a proposta de transferencia do Gian, pensamos que seria tudo mais rapido. Mas o napoletano tem uma frase sempre pronta, na ponta da lingua que é o "mò vediamo", traduzindo do dialeto napoletano para o portugues, seria "veremos". Entao, Gianluca precisava encontrar casa. O diretor da empresa precisava contratar uma outra pessoa para ocupar o lugar do Gian entre varias outras coisas complicadas. E a resposta para tudo era "mò vediamo". O tempo passa e eles nao fazem nada. Mas, por sorte, ontem mesmo tivemos a resposta definitiva. Gianluva vai definitivamente dia 01 de junho. Eu devo ir depois de alguns dias, quando a casa ja estiver alugada.
Voces nao veem a hora, ne? Nem eu!

Stefania, Claudia, e Ed perguntaram:
Voce pretende voltar ao Brasil?


Nao sei. Essa pergunta nao sai da minha cabeça desde o dia em que coloquei os pés aqui. Adoraria voltar. Crescer minha filha ao lado da minha familia. Participar de almoços, conversas e ate briguinhas familiares me fazem uma falta danada. A felicidade do Brasileiro também. A liberdade que so Sao Paulo oferece, os amigos que eu deixei. O trabalho. A possibilidade de ter empregada, baba, comer em restaurantes quando voce nao esta afim de cozinhar, mesmo sem ser rico.
Por outro lado, acho que me acostumei com a Italia. A segurança, o sistema de saude, escolas boas e publicas, enfim. Pensando bem, acho que pra Giulia seria melhor viver aqui.
Mudar de pais, quando se é jovem, solteiro e sem filhos é facil. Eu fiz isso. Sem nem pensar muito. Ja agora teria que fazer uma separaçao dolorosa da Giulia com o pai. Teria que ter mil garantias nao so para mim, mas para a Giulia. E se antes, sozinha, poderia contar com o apoio da minha familia, agora sou eu quem tenho uma para criar. E nao aceitaria depender de ninguem.
Quem sabe um dia. Por enquanto, fico por aqui.


Maria Luiza perguntou:
Napoli é tao assustadoramente violenta como Rio e SP?


Nao. Definitivamente nao. Um dos meus maiores medos de voltar ao Brasil é a violencia. Depois de 3 anos em Napoli me acostumei a andar de carro com os vidros abertos e nao me preocupar em parar no sinal vermelho. Ando de onibus sem tanto medo. A pé a noite sem tanto medo.
Digo sem "tanto medo" porque claro que sempre tenho que tomar um certo cuidado. O risco maior é ser assaltada. Mas nao chegam ao absurdo de matar por pouco.
Dizem que Napoli é violenta, principalmente o centro da cidade e alguns outros bairros mais populares. Crimes acontecem sim, mas na grande maioria é culpa da mafia. Se matam entre eles e aqueles que nao obedecem as regras.
A mafia esta por toda a parte. Por exemplo para voce ter uma loja em Napoli é preciso pagar para a mafia. Vem um carinha na tua loja e diz que voce precisa pagar um X para ele para que ele garanta a tua segurança. Nao pagando isso, eles sao capazes de botar fogo, destruindo tudo o que voce contruiu. Tem um livro, chamado Gomorra que explica tudo o que acontece por aqui. Nao sei se ja foi lançado em portugues. Quem puder ler, vale a pena.

Luna perguntou:
Gostaria de saber qual é a visao dos italianos em relaçao as mulheres brasileiras.


Luna, depende do italiano. Tem italiano que conhece bem o Brasil. Mas nao so a Bahia. Nao so Fortaleza. Tem italianos que foram para Rio, pra SP, pra Brasilia, Porto Alegre, enfim. Esse italiano conhece a nossa realidade. Sabe que no Brasil tem prostitutas. Mas como em qualquer outro pais. Esse italiano, diferente daquele que nao conhece o pais, sabe que temos sim tecnologia ate em algumas coisas melhores do que a deles como nosso sistema bancario, por exemplo. Sabe que temos sim elevadores que comemos macarrao, que nao saimos de casa lutando contra tigres e espantando aves exoticas. O italiano que pensa que o Brasil é bunda, futebol e favela é aquele ignorante. E infelizmente a grande maioria. Para esses, se voce é homem, é um bom jogador de futebol. Se voce é mulher, com certeza sabe sambar e é p*t@.

Outro dia fui no açougue e o atendente me perguntou de onde eu vim. Quando disse ser brasileira ele falou que eu deveria entao estar bem aqui, ja que la so tem miseria. Muitos pensam que sou a pobre que casou com um italiano rico. Que engano.
Outros se assustam quando digo que sou brasileira.

- Como é possivel? - dizem eles. Voce é branca de olhos verdes! Brasileiros sao negros!

Agora te digo uma coisa. A baixaria que tem no Brasil nao tem em lugar nenhum. Aqui nao existe essa historia de sair, beijar nao sei quantos na mesma noite e de la ir direto pro motel. Sejamos razoaveis. Um italiano vai pro Brasil, vai a praia, sai pra dançar, no shopping ou onde quer que seja, encontra sempre uma menina disponivel para levar pra cama. Nao sei se é o clima quente, nao sei se culpa da cultura carnavalesca, mas é real. A atitude de meninas comuns, que nao sao prostitutas, mas sao faceis demais, é famosa aqui. A baixaria dai nao é bem aceita aqui. E assim, acabam pensando que todas as brasileiras sao assim.

Tia Neide perguntou:
Qual é o tratamento usado em Napoli para gripe? Sua sogra tem alguma receita especial?


Gripe e fantasma aqui é a mesma coisa. Um assusta mais do que outro. Nunca vi povo tao medroso. O melhor, para o italiano e para minha sogra, é sempre previnir. Por isso nunca, mas NUNCA saia de casa com cabelo molhado. Alias, nao fique mais do alguns segundos com cabelo molhado. Mesmo nos meses mais quentes, tenha sempre um agasalho. Pode ter vento e voce, mesmo derretendo, precisa se agasalhar. Cuidado absoluto para nao suar. O suor com vento, da resfriado. Nao fique muito no mar ou piscina. Dez minutos no maximo. Nao ande nunca descalço. No inverno, antes de tirar a roupa para tomar banho, ligue o ventilador de ar quente no banheiro. Deixe sempre todas as janelas de casa fechadas e ligue o aquecimento ao maximo. Melhor sufocar em casa do que pegar uma gripe.
Mas se mesmo com todos esses cuidados, voce se resfriar, nao saia de casa gripado. Alias, nem mesmo depois que melhorar. Nao saia também da tua cama. Esforços sao proibidos. Responda sempre, quando alguem pergunta como voce esta, que esta muito, muito mal. Se nao, vao pensar que voce é doido. Italiano ama um drama. Por todos os dias que voce estiver gripado, nao tome banho. Italiano nao tem medo de ser fedido. Mas tem medo de gripe. Tome muito suco de laranja, se tiver febre use supositorios de tachipirina porque eles acham que enfiando aquilo por baixo o efeito é melhor. Nao tente entender, voce pode acabar descobrindo coisas estranhas.
Enfim, titia. To aqui gripada. Nao tem nenhum santo remedio. So acusaçoes do tipo: "Viu so? Porque voce sai com sandalia, porque voce lava o cabelo e nao seca imediatamente, porque voce nao se agasalha direito."
Prefiro as receitinhas milagrosas brasileiras. E recomendo.


Julie perguntou:
A Mila esta viva? Em coma? Inteira?

Apesar da vontade dar uns tabefes na minha querida amiga Mila, no dia em que me perdi indo para sua casa e ela nao atendia o telefone, nao fiz. Cheguei la suada, cansada, nervosa e encontrei ela pior que eu. Mila tem duas filhas pequenas. Uma de 3 anos e outra de 8 meses. Estava cozinhando para uma, tentando acalmar a outra, com a casa de cabeça pra baixo e disse nao ter nem visto o tempo passar. Ela nao tem telefone fixo em casa e o celular estava no banheiro. Nao ouviu tocar e de tanto que eu liguei acabou a bateria.

Foi divertido passar o dia com ela. Comemos uma pizza juntas, as crianças comeram presunto e macarrao com molho de tomate e brincaram a tarde inteira na varanda enorme do apartamento dela. Com vento. Deve ser por isso que dias depois, as duas ficaram com febre. Porque sabe como é, ne? O famoso "colpo d'aria" italiano é muito perigoso.


Cade as fotos do niver da Giu?


Pois é. Aconteceu que as pessoas entraram e pessoas sairam da festa o tempo inteiro. Eu e Gian nao paramos de abrir e fechar a porta. Uma verdadeira confusao. Nao demos atençao a ninguem e esquecemos de tirar fotos. Lembramos so na hora do bolo, e depois que a Giulia teve febre. Mas ai nem vale porque no começo da festa ela estava toda bonitinha e depois da febre ficou descabelada, com cabelo cheio de alcool que coloquei com um pano na testa e sem roupa.




Quando a gente se ve?

Corre, corre! Vem em casa urgente que a nossa mudança ja tem data marcada. Tenho mais 20 dias em Napoli. Vem almoçar aqui domingo?

Luciana perguntou:

Paula.. qdo vc. vem ao Brasil??
Estamos com saudades!!!

Palhaça do meu coraçao... Vamos fazer o seguinte? Organiza ai uma vaquinha. Preciso de duas passagens ida e volta Milano-SP-Milano. Se sobrar dinheiro, faço uma paradinha no Caribe. Topa?

Rafael perguntou:

Se um dia sua sogra cair na piscina e estiver se afogando ... oq vc faz ??? Vai ao Cinema ou a um restaurante ?


Rafa... Sabe... Como filosofia de vida mesmo... Eu nao mato nem uma formiga. Alias, salvo ate mosca do copo quando esta se afogando. Juro. Se eu salvo a mosca, porque nao salvaria minha sogra? E também, o que seria do meu blog sem ela?


Camila perguntou:

A sua bruxa, ops, sogra vai com voces pra Milao?

Vira essa boca pra la, menina! Nao, nao e nao! Mas sabe, sinto que estou errando tudo. Meu pai ja dizia: Nao more perto o suficiente da tua sogra para que ela possa vir a pé ate tua casa e nem tao longe que ela possa vir com as malas.

Moro na rua dela, pouquissimos metros de distancia. Ela realmente vem a pé. E em Milano, ela ja perguntou se vai ter sofa cama para ela vir passar uns dias em casa.

Voce ja cospiu na comida dela? Ou colocou um laxantezinho??
Haaahaaahaa!!! Boa ideia!!!!!!!!!

Sivia perguntou:
... acho os italianos divertidissimos , sempre mal humoradas , reclamam de tudo , mas eu sempre me divirto muito quando vou a Italia . Você não concorda comigo ?

Silvia... Oh povo pra baixo! Ultimamente ate me irrito quando dizem que italianos sao parecidos com brasileiros. Sao nada. A grande maioria é pessimista e acredita que, pra viver bem, é necessario sofrer. Isso é assunto pra um post. Mas eu também me divertiria com eles, morando no Brasil e vindo so passar ferias aqui na Italia. Como me divirto em ver peixinhos dentro de um aquario mas odiaria viver dentro dele, entende?


Fernanda perguntou:
Quando vc chegou rolou algum tipo de preconceito por ser brasileira?

Fernanda, sinto muito pelo que acontece com voce. Pra dizer a verdade nao sofro muito com isso. Porque minha mae é italiana, nascida em Valle d'Aosta. Quando digo que sou brasileira e filha de italiana, esse povo faz um suspiro de alivio. Como se eu estivesse sendo salva de alguma coisa. Tenho a cidadania italiana desde que nasci. No Brasil, ser metade italiana, metade egipcia era motivo de orgulho. Hoje tenho orgulho de ser brasileira. Gianluca nao tem paranoias do genero. Mas sinto que as pessoas ao meu redor sim. Sogra, sogro, porteiro e pessoas em geral. Nao com o fato de brasileira ser prostituta mas sim com extracomunitario que para os italianos, é sempre ignorante e inferior a eles. Nada do que eu vivi ou aprendi no Brasil, tem valor pra eles aqui. Minhas experiencias de vida, pra eles, nao vale nada. E isso me irrita e me chateia muito.
Eu acho que voce deveria ter uma boa conversa com teu marido. Porque é paranoia da cabeça dele e acaba te deixando paranoica também. Cante muito e por onde for e se um dia te encontrar, cantamos juntas.

Algo mais a perguntar? Continue aqui.
Beijos a todos.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Olá, estava lendo informações da Itália e encontrei seu blog e então pensei em trocar uma idéia contigo.
Estarei indo p Roma com minha prima tentar tirar a cidadania ai mesmo, pois no Brasil, pelos processos burocráticos, está durando de 15 a 20 anos. Gostaria de saber se você sabe como estão os processos em Roma, quanto tempo leva, pelo que sei, demora mais do que lugares pequenos, mas o problema é que só conhecemos uma pessoa que mora em Roma, portanto alugaríamos um apartamento com ela.
Qual a base de preço de aluguel por ai? E quanto a emprego? Antes do período de obter a cidadania, é proibido trabalhar, mas acredito q todos brasileiros trabalhem, mesmo sem ser registrados, tanto é para manter-se no país.
O que você acha, vale a pena aventurar-se e sofrer( porque sei que precisamos ir com a cabeça feita)?
Qualquer informação que você puder me passar, agradeço muito.
Obrigada

3:31 PM  

Posta un commento

<< Home