19 aprile 2007

Papyzinho

As vezes tenho uma enorme vontade de falar com meu pai. Quando acontece alguma coisa boa na minha vida, por exemplo. Imediatamente lembro dele. Porque se ele estivesse nesse mundo, a primeira coisa que eu faria era ligar para contar ou mandar um email. Esperando uma resposta breve, mas confortável e sempre animadora. Ele sabia como ninguém compartilhar de todos meus momentos. Sabia dar sempre a resposta para a minha pergunta. Sabia comemorar com sinceridade.
Quando tenho algum problema também. Ele nunca tinha a solução, mas abria a minha mente para que eu pudesse encontrar sozinha, sempre sem dramas e com muito otimismo.
Quando ele lia algum jornal, com uma noticia interessante ou mesmo fútil, ele mandava um email dizendo, sempre brevemente o que pensava sobre o assunto.
Hoje, se eu pudesse escrever um email, se ele estivesse somente viajando nesses quase dois anos, seria assim:
"Py,
Queria te dizer que senti a tua falta a cada minuto que passou, mas sempre com um sorriso no rosto assim como você gosta. Sempre que fiquei triste lembrei que a tua tristeza era me ver pra baixo. Que a tua felicidade era me ver sorrir. Lembro sempre das vezes que te liguei com a voz triste que você me falou para melhorar meu tom de voz. Lembro do horror que você tinha com dramas e hoje sou igual a você. Queria te dizer que eu finalmente estou mudando de casa. Estou indo para Milano e estou feliz e esperançosa com esta mudança.
Queria te dizer que a Giulia vai fazer dois anos próxima semana. E que ela tem nossos olhos. Não a cor, mas o formato. Dizem que da pra ver que ela tem traços egipcios, assim como eu.
Queria te dizer que hoje, eu não seria mais a tua menininha porque você é vovô de duas garotinhas. A Giulia e a Ana Luisa. Sim, Py! O Fabinho, teu caçula, casou. E tem uma filha de 3 meses. Eu mandei as roupinhas da Giulia pra ela e estou louca pra ver ela de pertinho. Sabe como seria divertido ir na tua casa com as netinhas? No fundo, acho que eu ficaria morrendo de ciumes delas, afinal a tua atenção tinha que ser sempre só pra mim.
Queria te contar também que o Tomas se formou. Que ainda esta namorando. Que foi promovido na empresa. Sei o quanto você comemoraria com ele. Sei o quanto seria divertido ir almoçar juntos vendo a tua felicidade com teus filhos.
A vovó também esta bem. Ela parece ser de ferro. E tenho muito orgulho dela. Moderna e trabalhadora. Ela adora ler meu blog e me manda sempre emails. Parecidos com os teus. Curtos, diretos e animadores. Ela que me da noticias da família no Brasil.
A pessoa que te reprovou, esta passando pela mesma situação. Você sabe do que eu estou falando.
Tenho falado também com a Mari Alexandre e com o Leandro Lehart. Os dois que você me apresentou. Sei o quanto você ficaria contente em saber. Ah! Também recebo emails da Leni. E da Romana. As duas continuam sendo tuas admiradoras e falam da falta que você faz na Camargo Dias que agora nem é mais Camargo Dias. Não poderia ser sem você.
E quanta falta senti dos teus comentários quando o Saddam foi enforcado. Quando a Itália venceu a copa. Quando o Prodi ganhou e Berlusconi perdeu. O Lulla continua sendo presidente. E Py! Tenho uma otima noticia! A Sandy finalmente se separou do Junior! Hahaha! Sei o quanto você estaria comemorando e me fazendo rir. Assim que li a noticia lembrei de você, repetindo que não entendia como os dois poderiam ainda estar juntos.
Py, que vontade de ir almoçar na padaria. Conversando sobre a nossa teoria de que somos apenas bactérias infectando o corpo gigante de alguém que seja talvez igual a nos mesmos. Alias, o que mais se fala hoje em dia é sobre aquecimento global. Tua teoria do fim do mundo esta se concretizando. Alias, espero que demore mais no mínimo uns 500 anos porque também quero ser avo, bisavó e me preocupo com o futuro da Giulia.
Py, eu ainda não voltei ao Brasil. Ainda não entrei na tua casa sem você. Ainda não acredito que você não volta. Ainda não li os emails antigos. Ainda não quero acreditar. Alias, prefiro pensar que você esta ai, sentado na frente do computador, lendo esse email e que daqui ha alguns minutos vai chegar a resposta. Sempre assinado como Py. Sempre dizendo para eu tomar cuidado com o Vesúvio, com os ratos, com os napoletanos e principalmente com a minha sogra. Ai que saudades das milhares de gargalhadas que demos juntos. Ai que saudades de aprender mais com você. Que saudades de você. Que saudade, que saudade.
Te amo.
Paula."