21 maggio 2007

Milano, Ti amo!

Na quinta feira pegamos um trem as 8h30 da manha, rumo a Milano. A viagem foi longa. Nao so pelo atraso de 50 minutos por causa de uma falta de energia na estaçao de Villa Literno, nem pelas seis horas e meia de viagem, nem por ter a Giulia o tempo todo no colo e tao pouco pelo Gianluca, o Sr. Reclamao comigo, mas quebrei meu dente. Mas nao um dente qualquer. O dente da frente. Mordendo um sanduiche que eu mesma fiz as 7hs da manha para nao ter que gastar dinheiro com almoço dentro do trem. E segui viagem com aquela janelinha no sorriso que eu evitava dar. Chegando la, com dente quebrado, morrendo de vergonha, fomos para o escritorio do Gian. Conheci os diretores da empresa e os colegas de trabalho do Gian e por sorte a secretaria marcou uma consulta com o dentista dela para mim no dia seguinte, pela manha. No final da tarde fomos ver um apartamento em Buccinasco, cidadezinha vizinha a Milano.
Os donos do apartamento, uma mulher de uns 40 anos, loira, com roupas estranhas e o homem da mesma idade, também vestido estranho, ambos pessoas estranhas, nos acompanharam tentando me convencer a alugar aquilo. A cidade é linda, cheia de parques e lagos, mas nada a mais do que isso. Nao se ve voar uma mosca. Nao se ve uma pessoa na rua. Muita paz pro meu gosto. Sem contar que o apartamento é no terceiro andar e eu tenho horror a altura. Nao por mim, mas pela Giulia que nao poderia brincar tranquila na varanda, ja que aqui nao existe proteçao em tela para janelas.
Saindo desse apartamento, eu sem metade de um dente, Giulia toda suada e suja depois de uma viagem longa e cansativa, ainda fomos jantar num restaurante com o chefe e a diretora do Gian, ouvindo a moça me chamar o tempo todo de Daniela e ao Gian de Carlo. Carlo é o colega de trabalho do Gian, mas Daniela? Chi cavolo é Daniela???
Acordei as 6hs da manha. Agitada e preocupada para encontrar uma casa. E triste em nao ter metade de um dente. O hotel que ficamos era bonitinho, mas numa avenida muito movimentada e tive dificuldade em dormir com barulho de carros a noite inteira. Sempre melhor, obvio, do que dormir com a velha do apartamento de cima ao meu em Napoli. E sempre melhor do que dormir com gente gritando de uma janela a outra. Barulho de carro em Milano tem e muito, mas o transito, apesar de ser intenso, é extremamente organizado e silencioso. Nao se escuta uma buzina. Nao se escuta gritos.
Fomos as 11h30 ao dentista. Um consultorio limpo, lindo. Decorado, cheio de televisoes de plasma com videos de tratamentos esteticos dentarios. Para entrar na sala, era preciso colocar uma sapatilha de plastico. O dentista muito educado e competente, explicava tudo o que estava fazendo. Me acalmava. Conversava. Em italiano. Aqui em Napoli, os consultorios sao velhos, sujos. Os dentistas falam em dialeto napoletano, se ofendem se voce faz uma pergunta e nao sabem a diferença entre ser dentista e ser açougueiro. Enfim, consertei meu dente e sai de la, alegre e sorrindente.
De la, fomos ver um outro apartamento que o Gian ja tinha visto e pela descriçao dele, eu nao gostava. Nao pelo apartamento em si, mas por ser um predinho familiar. Varios apartamentos que vivem filhos e netos do proprietario. E outros 3 apartamentos alugados para pessoas de fora. O meu medo era que esse proprietario fosse uma pessoa invadente. Daqueles que vem em casa controlar se esta tudo em ordem e que toca a campainha cobrando o aluguel. Mas, conhecendo aquele senhor tranquilo e simpatico pessoalmente, vi que seria ate agradavel morar la. Conversamos com a familia que ainda mora nesse apartamento que esta para alugar. Pessoas super satisfeitas com tudo, mas que vao embora porque compraram casa ali perto.
O predio tem uma area verde enorme. Cheia de plantas, horta, churrasqueira, cadeiras de balanço ao sol. Garagem interna. Um cartaz proibindo as crianças de jogarem bola. Bem diferente de Napoli onde todos os dias tenho que gritar com as crianças mal educadas que pensam que a minha janela é o gol. O apartamento é lindo. Precisa so de uma mao de tinta. Dois quartos grandes, banheiro, cozinha a vista e sala.
Fui também conhecer o vizinho que o dono do predio indicou como pintor. Surpresa! Um brasileiro, casada com uma brasileira e um filho de 3 meses. Ambos de Santa Catarina. Uns amores. Mais um ponto positivo.
No sabado fomos dar uma volta pela cidadezinha. Corsico. Fica a 8km de Milano. Linda. Limpa. Estacionamos o carro na frente do predio e fomos a pe ate um parque. Brinquedos para crianças, um laguinho com patos e espaço para tomar sol. A Giulia se divertiu com as crianças de la e eu fiz amizade com um outro brasileiro, Marco, paulista e no Brasil morava no mesmo bairro que eu. Casado com uma italiana e pai de uma menina de 4 anos. Trocamos telefone e fiquei contente em ter feito mais uma amizade.
Perto do predio tem tudo. Restaurante, lojas, supermercado e farmacia. A escolinha é em frente, atravessando a rua. E o clube também. Com piscina e cursos gratis para pais e filhos. As pessoas andam a pé ou em bicicletas. Paz absoluta.
A tarde fomos passear em Milano. AMO aquela cidade. Gente normal. Gente de todos os paises, pessoas que fazem coisas normais sem se preocupar com o que os outros estao pensando. Muito, muito parecida com Sao Paulo. Nao no aspecto porque os predios sao mais antigos e bem mais baixos, mas digo no modo de viver. A cada esquina uma praça. Limpa. Desculpe ser repetitiva no aspecto de limpeza, mas Napoli é muito, muito suja e isso me assusta. Milano, ao contrario. Super bem cuidada, mesmo com tanta gente, nao vi um papel no chao. Fomos conhecer a Galeria e o Duomo. Lugares maravilhosos. Fomos jantar no Mc Donald's e ao lado da nossa mesa sentaram uma familia de Egipcios. Conversei bastante com eles. Fiquei contente em conhecer pessoas da mesma cidade onde meu pai nasceu, Cairo.
Nas mesas ao lado, muitos estrangeiros. Muitas pessoas de toda a Italia. Coisa que o Gian nao esta acostumado em ver. Porque em Napoli so tem napotano. E em Milano tem pessoas de todas as raças, de todos os credos e ninguem julga ninguem. Me senti em casa. Me senti bem, muito bem.
Nao é verdade que em Milano as pessoas sao frias. Ao contrario, sao educadas, simpaticas. Mas sabem ate onde podem ir. Em Napoli as pessoas sao mais invadentes. Fazem perguntas indiscretas. Mas sao bem mais mal educadas e frias. Em Milano, todos os lugares onde entrei e sai fui atendida com um sorriso no rosto. As pessoas puxam papo na fila, pedem desculpa se por acaso esbarram em voce na rua. Em Napoli parecem cavalos. Ou macacos. Diria ate gorilas.
A falta de respeito e ignorancia no sul da Italia é enorme.
Fomos também, durante esses dias, almoçar em um restaurante de uma senhora muito simpatica. Num desses dias ela me perguntou se eu era egipcia. Contei que meu pai era egipcio. Minha avo é egipcia e minha mae, italiana. Mas eu, brasileira, casada com um italiano, mae de uma napoletana. Passamos horas conversando sobre o Egito, sobre a historia da familia dela, da minha e me senti muito proxima ao meu pai. Como eu gostaria de ter ligado pra ele para contar os tantos egipcios que conheci. E de como sao simpaticos, inteligentes e cheio de alegria no rosto. Como minha avo Nicette.
Voltamos para Napoli no domingo, me irritei ja ao chegar e ver as montanhas de lixo, as crianças no predio fazendo da minha janela o gol e das escadas do meu predio o lugar de gritar. Me irritei com a vizinha que continua andando ate tarde da madrugada com o sapato barulhento, com o supermercado e farmacia que vendem coisas vencidas e com a gritaria desse povo. Mas meu coraçao se enche de alegria so de pensar que faltam 10 dias pra finalmente começar uma vida normal. Com gente normal. E finalmente, no primeiro mundo.
Milano, ti amo.

2 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Oi,Paula!
Um dia descobri seu blog e venho acompanhando suas noticias. Temos varias coisas em comum: meu ex-marido (mais velho do que eu) nasceu no Cairo. Eu sai do Brasil e fui viver com ele na Inglaterra. Depois de 10 anos resolvemos morar em Tel Aviv mas acabei voltando a Inglaterra (por mais 6 anos), pra "acabar" de criar nosso filho por la. Agora estou novamente em Israel - mas sem meu filho. Ele ficou no lugar certo (U.K.), feliz e totalmente independente. E de 3 em 3 meses eu vou visita-lo.
Enfim, voce saiu de S.Paulo e foi parar nessa loucura que e Napoli. Eu sai de S.Paulo, vivi na Inglaterra, me adaptei totalmente aos costumes de la e agora, tenho que aceitar novamente a vida aqui em Israel (a minha "Napoli" ...). O que eu quero dizer e: boa sorte! Recomece sua vida com sua familia em Milan e tudo vai ser melhor. E importante que a gente viva onde se sente bem. E se voce sentiu "good vibes" nesse novo apto., va com sua intuicao. E muita felicidade daqui pra frente( voce e um charme e sua filha, uma boneca!).
Um abraco.
Alba

4:21 PM  
Anonymous Anonimo said...

Alba, li seu comentario sobre um dentista que voce visitou em Milao.Eu estou precisando urgente de um dentista aqui em Milao e por enquanto so encontrei coisa ruim. Sera que voce poderia me passar on nome do dentista ou o endereco por favor, eu seria muito agradecida
Vanessa Meu email é luli.luli1971@bol.com.br

8:20 AM  

Posta un commento

<< Home