14 maggio 2007

Feliz dia das Maes!




So agora eu entendo muitas coisas que antes, sem ser mae, nao poderia nunca entender. So hoje eu entendo o quanto é dificil ser mae. Começa da gravidez. Passar 9 meses enjoando, fazendo exames, organizando a casa e a vida em funçao ao bebe que vai nascer, parir. E nem ter tempo de se recuperar porque ja precisa amamentar, se preocupar com a saude do teu filho, alimentar, limpar. Lavar roupa, passar roupa, tirar o po da casa, viver a vida dele e nao mais a tua.


Depois eles crescem e voce nao mais precisa trabalhar para comprar roupas e pagar as contas. Voce precisa pagar as contas dele, comprar coisas pra ele, antes mesmo de pensar em comprar pra voce. Se preocupa com o futuro dele. Do teu filho. Tua vida a partir do momento em que ele nasce, muda completamente. E voce faz tudo isso sendo a pessoa mais feliz do mundo, so por ter um filho. Alguem que voce gerou.


So hoje eu entendo o quanto fui malvada com minha mae. Mas o quanto aprendi com tudo isso. Na infancia acho que fui boazinha. Mas depois dei muitas preocupaçoes. Porque quando se é adolecente nada tem limites e é ela, a mae, que vai se preocupar por voce e ainda se passar por chata.


Mae, desculpa por ter voltado a pé de madrugada da balada, desculpa por ter mentido que ia viajar com os pais da minha amiga e ter ido so com minha amiga, desculpa por ter falado que ia assistir aula e ter voltado pra casa com amigas para beber Martini vendo um filme em plena manha. Desculpa por ter mentido varias vezes, desculpa por ter cobrado coisas que voce nao podia me dar. So agora eu entendo.


Infelizmente, perdi meu pai. Mas tenho a sorte de ter uma mae. Que mesmo de longe, esta sempre presente. Seja por email, seja pela webcam ou telefone. Esta sempre aqui. E agradeço muito por ter estado sempre ao meu lado. Nas horas em que mais precisei. Pode ter certeza que hoje, depois de perder o papai e tendo a minha propria familia, dou muito mais valor a voce. Porque voce passou anos da tua vida cuidando de mim e do meu irmao e agora é hora de nos começarmos também a pensar em voce. Daquilo que voce precisa e retribuir tudo o que voce nos deu.


E mae entende tudo. E peroda tudo. Ate um post de Feliz dia das Maes atrasado. Mas com todo meu amor e toda a minha gratidao.


Paula