05 giugno 2007

Favelao Napoletano

Estava eu chegando em casa no domingo a noite, quando vejo muitos moradores em baixo do predio, todos olhando para cima. Pensei, num primeiro momento, que alguem estava tentando se suicidar. Depois vi que alguns estavam rindo. Entao pensei que era alguma festa do condominio e fiquei, por alguns outros segundos, toda feliz ja que o povo nao é muito de conversa em baixo do predio de noite. (entendam que sinto falta de conversa e nao de gritaria como é de costume durante o dia). Enfim, desço do carro e vejo que Loreana, a loira do segundo andar e fofoqueira do predio, estava na varanda. Loreana sabe de tudo e de todos. Ve tudo aquilo que esta escondido, ouve tudo o que se é dito, mas é um amor de pessoa. Casada e mae do Flavio, 5 anos.

Loreana assim que me viu gritou: Rato! Rato! Paula, feche todas as janelas da tua casa!
Estava também o pai e a mae da Mila, que ouvindo os berros das pessoas, desceram, fugindo do rato que segundo Loreana tinha entrado na varanda deles. Eu moro num condominio de 6 predios. 3 de um lado e 3 do outro. E alguns ratos estavam subindo, pelos canos que passam por fora do predio em frente ao meu, ate o quinto andar.

Ontem a noite, ouvi novamente Loreana gritar pela varanda. Ela mora no primeiro andar do meu predio. Eu moro no terreo. Ela estava avisando a mulher do quinto andar do predio da frente que o rato novamente estava subindo pelos canos. E eu, napoletana DOC, também fui para a janela querendo ver o rato com complexo de homem aranha. Um nojo. So enquanto eu estava na janela, Loreana apontou 3 ratos. Um proximo ao quinto andar. Um no chao e outro nos tubos do primeiro andar.

Hoje pela manha me avisaram que o rato dormiu na minha janela. Ainda bem que estou indo embora daqui.

3 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Seu blog é um exemplo de intolerância e desprezo intercultural. Tem uma pesada carga de preconceito antinapolitano. Eu diria que é o próprio espírito da Liga do Norte. Não acredito que Nápoles seja tão ruim, ou que mereça ser contrastado tão negativamente ao norte da Itália. Ninguém de boa índole gastaria tanta energia para falar mal de uma cidade que o acolheu. Comparar publicamente pessoas, cidades, povos, denegri-los uns diante dos outros, contribuir para a hostilidade e o desprezo mútuos, só pode ter origens filosóficas conhecidas. O gracejo de Nápoles ser norte-africana é duplamente racista, sabe-se. Você e Milano se merecem, acredito. Devem ser ótimos ambos. Jamais fui à Europa, não tenho descendência italiana, mas percebo que você segue a pauta da consciência ética e moral triunfante na maioria atual da humanidade. Aliás, tendo sido assessora de imprensa, relações públicas de Celebrities, seu blogue resulta num reflexo natural desses microcosmos. Em conseqüência de tudo isso, duvido mesmo que Nápoles seja uma cidade adaptada a sua atmosfera individual. Compreenderia, também, que Nápoles lastimasse sua presença tanto quanto você deplora sua estada nessa cidade.

1:35 AM  
Anonymous Massimo said...

Sou "napoletano" e acho q já deixei varios commentarios.
Então q tal eu abrir um bog q fala mal de são paulo ?
"Nossa aqui faz sequestros relampagos.."
"Nossa aqui tem mais sem teto q cachorros de rua".
"Nossa aqui todo mundo se acha demais".
"Nossa aqui para uma pizza mais o menos boa paga-se 30 dollares".
ESQUECÍ EU ADORO AS DIFFERENCIAS CULTURAIS..W O BRASIL E VAI TIMÃO.
NEM TODO MUNDO É COMO VC.

10:19 PM  
Anonymous Anonimo said...

Ae Massimo, ninguém pediu para vc vir pro Brasil, provavelmente é algum desempregado italiano que veio roubar emprego aqui...
oque mais cresce na Italia são os sem teto... vc era um deles?

1:19 AM  

Posta un commento

<< Home