28 maggio 2007

Cade o Super Homem?

Quando eu disse que queria ir embora dessa cidade o mais rapido possivel, muitos, alias, quase todos diziam que eu era fresca e que estava com saudades do Brasil e por isso, depressiva por estar longe. Hoje, tudo o que eu falava ja ha 3 anos atras parece que esta se tornando um assunto mais publico. O Rafael comentou no post anterior que viu uma reportagem no Jornal da Record falando e mostrando as montanhas de lixo espalhadas pelas ruas de Napoli. Fiz uma busca no Google e encontrei uma materia que me fez chorar. Deu um aperto no peito ler que as crianças napoletanas desenham a cidade como sendo um lixo, usando palavroes e esperando por uma ajuda do super-homem. Eu quero que minha filha cresça num lugar, no minimo, limpo. Que possa sair para passear sem apontar pra todos os lados dizendo "mamma, cacca, cacca!" e fazendo cara de nojo porque eu ensinei a ela que em lixo nao se toca e nao se chega perto. Mas me expliquem como se faz para nao passar perto se ele esta por todos os lados por aqui? Eu quero que minha filha, quando esteja na escola e a professora peça para desenhar a rua dela, que desenhe flores com crianças brincando e segurando bexigas coloridas. Eu quero que ela fique longe do mau cheiro, longe de ratos e moscas vindos daquelas montanhas de lixo. Quero ensinar que lixo nao se joga no chao, mas impossivel em Napoli que voce sai tropeçando em tudo.
Sinto muito por quem nao tem a possibilidade de sair daqui. E de quem nao quer enxergar o que o mundo ja esta vendo. Essa cidade esta em emergencia. Esta um caos. E é uma pena porque Napoli em si é um paraiso terrestre. Vistas lindas para o mar, castelos fantasticos. Mas tudo, absolutamente tudo destruido pelos proprios moradores que nao respeitam nenhum tipo de regras. Essa cidade me da dor de cabeça. Barulho de buzinas, porque napoletano acha que buzinar, mesmo de madrugada é normal e obrigatorio. Barulho de gente gritando porque nao descobriram ainda que para chamar alguem que esta no quinto andar de um predio é mais facil ligar ou interfonar, barulho de fogos de artificio de madrugada varios dias da semana, na igreja, em comemoraçao aos santos. A poluiçao visual é outro problema. Catezes colados por todas as partes. Ate de ponta cabeça, um sobre o outro. Rasgados e abandonados nos muros, ha anos. Aqui na Italia é comum colocar cartazes do nome de quem morreu. Mas em outras cidades, tem um espaço especial para isso. Napoli tem esses cartazes colados em todos os muros. No banco, no muro do predio, nos postes. Um tremendo mal gosto.
Uma cidade completamente destruida pela falta de educaçao e bom senso das pessoas. Estradas todas cheias de buracos. Mas nao imaginem um ou outro buraco. Sao muitos, um atras do outro. A ponto de me fazer ter enjoos. E de estragar os carros. E por falar em carros, quem estiver por aqui pode reparar. A cada 10 carros que passam na tua frente, aposto que 9 sao destruidos. Alguma batida nao consertada ou ate placas coladas com durex. Um horror. Feio. Sujo.
Uma pena.
E a coisa esta tao feia que ate comer produtos daqui é perigoso. Dizem os jornais que a fruta e verdura estao contaminadas. Porque crescem na terra onde vaza o liquido do lixo. Que a mozzarela di Bufala, um dos principais produtos napoletanos (e delicioso) também esta contaminado. Porque a bufala come e vive na terra suja. Entao, caros, quando eu falo que nao gosto daqui porque é sujo, nao me venham dizer que sou fresca porque a coisa esta feia mesmo.
So sei que hoje, depois de 3 anos morando aqui, vou dar valor a Milano. Porque eu sei que nao é perfeita, eu sei que tem la os seus problemas, tem la as suas carencias, mas nada é tao estranho e bizarro como Napoli. A cidade do caos, a cidade sem regras onde um quer ser mais esperto do que o outro com uma ignorancia monstruosa e no final das contas, eles estao se comendo uns aos outros e deixando um futuro incerto e sujo sem nenhum valor para os proprios filhos.
Nao tenho raiva dessa cidade, tenho pena. E esperança. Quem sabe agora, com todas essas noticias sobre a emergencia lixo daqui, nao comecem a fazer alguma coisa. Seria. E urgente. Mudando também a mentalidade do povo que cobra dos outros, mas continua a jogar lixo nas ruas. Porque minha filha, a pessoa mais importante nesse mundo para mim, é Napoletana. Que no futuro ela tenha orgulho de falar da cidade que ela nasceu.
Quem duvida, por favor entre nesse site e veja o slide com 16 fotos. Reparem nas crianças saindo das escolas tampando o nariz ao lado das montanhas de lixo:
Leia também a noticia no site da G1, clicando aqui:
E tem mais, com fotos, aqui:
Acha pouco? Faça pesquisas voce mesmo no Google com "lixo Napoli". E nao me chame mais de fresca.