17 luglio 2007

Addio spaghetti alle vongole!

Lembro um dia, ha algum tempo atras, que a Giulia estava com dor de garganta. Nenhum remedio resolvia o problema dela. Apelei entao para os conselhos da minha Tia Neide no Brasil, que me indicou um xarope natural feito com salvia e gengibre. Sai pelas ruas de Napoli procurando os ingredientes. Quando eu perguntava para alguem, em algum mercado ou nas feiras de frutas e verduras, nao tinha um que nao levasse um susto e me perguntasse o porque de eu querer comprar coisas assim "tao exoticas".
Lembro também das minhas crises alimentares. Quantas vezes nao olhei para aquela carne fina, opaca, quase branca de boi, imaginando uma bela, vermelha e suculenta picanha. Quantas vezes nao desejei um arroz branquinho, fininho e soltinho ao inves daquela "papa" do risoto italiano. Sonhava com leite condensado, banana, mamao, manga. Sonhava nao so com comida brasileira mas também com aquela mexicana, chinesa, indiana, japonesa, arabe. Sonhava com sabores diversos. Sentia o ar de indignaçao dos napoletanos quando eu falava sobre a falta que me faz ir no restaurante vegetariano de Moema. "Comida vegetariana? Existe isso?" diziam eles. E ainda completavam com "isso é coisa pra doente".
Nao! Eu, como uma moradora de uma metropole, adorava experimentar novos sabores. E em Napoli, me indignava com a falta de criatividade dos supermercados e com o mesmo cardapio em qualquer restaurante que ia. Em qualquer restaurante que voce va em Napoli, o cardapio é sempre o mesmo. Alias, cardapio é ate modo de dizer, porque é raro encontrar algum que te ofereça a famosa listinha de pratos com preços. Tudo é na voz mesmo, eles te falam o que tem e voce escolhe imediatamente e ainda tendo que convencer as pessoas que estao com voce de comer a mesma coisa, porque se escolher um prato diferente, o cozinheiro pode se recusar a fazer.
Como é lindo viver em Milano. Ir em supermercados e ver produtos de todos os cantos desse planeta, misturados com os produtos italianos. Como é bom ver a tal da salvia, o gengibre em qualquer supermercado. Junto com todas as nossas frutas. E ver pelas ruas milhares de restaurantes arabes, mexicanos, brasileiros, cubanos, argentinos, chineses. Poder ir no restaurante japones que tem na rua de tras do meu predio. Como me sinto bem com a mistura de raças, de credos e o respeito ao que nao é espelho deles.
Amanha tem jantar aqui em casa com os chefes do Gianluca. O cardapio é arroz brasileiro, feijao preto e picanha. E sabe onde eu comprei picanha? No açougue, oras! Mais simples do que isso impossivel! E ainda sai de la com o açougueiro, italiano, se despedindo em um portugues perfeito: Obrigado e volte sempre!
Milano, ti amo!

2 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Paula,
Como fico feliz em ler seu blog, sempre te disse isso... mas este ultimo post seu me deixou assim nas nuvens, por que ser feliz nao significa somente se alegrar com coisas que acontecem na nossa vida mas sim se alegrar tambem com as boas coisas que acontecem com quem a gente quer bem!Fico feliz por voce! Pois entendo que sao nessas pequenas coisas que muitas vezes atingimos a felicidade! Curta seu jantar! Curta sua nova vida em Milao e que esse namoro dure para sempre! Voce merece!Beijos da sua amiga que te ama muito!

6:12 PM  
Blogger Cristian said...

O macarrão espaguete mais ricos estão lá, mas geralmente não são tana precioso, especialmente restaurantes em moema realmente uma delícia. Eu os convido a ir lá aprovar, espero que todos possam desfrutar.

11:37 PM  

Posta un commento

<< Home