03 marzo 2006

Que ano estamos?

Incrivel!!! Eu acho que voltei no tempo e so percebi ontem, jantando na cada dos meus sogros. Fomos jantar la para decidir o que fazer no batizado da Giulia, quando surgiu a primeira de uma serie de perguntas "Mas a madrinha que voce escolher é catolica-crista?". Respondi que acredito que sim, mas nao sei exatamente se ela frequenta igreja ou nao, mas que isso nao teria importancia para mim. Depois dessa vieram varias perguntas. Algumas uteis, outras inuteis e algumas de uma total ignorancia.
Me disseram que se eu nao sou catolica, sou ateia. Me disseram que tenho que ser batizada, crismada e nao sei o que mais para ser "normal". Me disseram que eu tenho que aprender a ser catolica e mil outras baboseiras que juro nunca ter pensado que um dia pudesse ouvir.
A mais incrivel de todas foi o pai do Gian ter afirmado que eu fui batizada sim, mas que certamente nao me lembro. Eu insistia em dizer que nao, expliquei novamente que meu pai era judeu e minha mae catolica, mas que nunca me obrigaram a seguir nenhuma das duas religioes, mas o cara continuava insistindo e disse que iria acreditar somente ouvindo de minha mae que eu nao fui realmente batizada.
Incrivel como aqui, no pais do atraso mental, as pessoas nao aceitam culturas diferentes. Italianos pensam que sao o centro do mundo e que nao existe nada diferente deles. E se existe, estao errados porque o certo é ser como eles sao.
Sogrinha me fez perguntas "Quem é buda?", "Voce nao acredita em Deus?" e afirmaçoes absurdas como "Voce é catolica sim, mas nao sabe."
Incrivel como em pleno 2006 (ou voltei no tempo?) pessoas discutem sobre religiao, fazendo pressao sobre as outras para tentar te converter sem ter um argumento valido. Quer dizer, para eles, eu teria que ser catolica para ser "normal", para ser como eles.
Mas sabe que no fundo foi ate engraçado. Eu, ao inves de ficar nervosa com tudo o que eles falavam, achei tudo muito divertido. Dei boas risadas. Coisa que nao acontecia ate o ano passado, quando cheguei na Italia e tiveram as mesmas discussoes. Mas na época eu estava assustada com tudo e tinha um certo medo por ser diferente deles. Ja ate chorei. Ontem nao. Estava mais forte, mais dona de mim mesma e me diverti muito ouvindo e respondendo a todas as perguntas sem medo e sem culpa.
So nao vou escrever tudo o que conversamos ontem porque esse texto ficaria enorme. Mas basta imaginar as perguntas e conclusoes mais absurdas e tenha a certeza que elas foram ditas ontem.
So uma observaçao. Acho que eu nao posso me denominar budista porque ainda estou aprendendo muita coisa sobre a religiao. Mas acho também que as pessoas nao deveriam se denominar catolicas-cristas, sendo tao racistas como sao. Pelo minimo que sei, Jesus Cristo amava a todos, entao, com um pouco de bom senso, pessoas deveriam amar e respeitar a todos também. Independente da cor, credos e raça de uma pessoa.
Um exemplo disso é que quando eu pedi para sogrinha me acompanhar com minha mae ate o Corso Humberto. Disse ela:
- Ahhh naoooo... La esta cheio de estrangeiros!
- Sim, eu também sou estrangeira, e dai?
- Nao.. Voce é brasileira e filha de italiana... Eu estou me referindo aos africanos!
- Ahhh... Meu pai é africano.
Nem preciso comentar aqui a cara dela, ne?
E viva a diferença!

5 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Oi Paula, sou Monique de Sardegna lembra?? tava lendo teu blog e me diverti muito pelo visto é toda a italia q é assim, as pessoas daqui pensam q sao as donas da verdade e q se nao somos igual a elas somos "anormais" pode uma coisa dessas? a mentalidade dos "italianadas" sao atrasadas maioria nao sabem conviver e aceitar a cultura e os costumes de um estrangeiro...eu tb me aborreço com isso.....Bacione Ciao

3:01 PM  
Anonymous Anonimo said...

Oi Pa...
Meu, seu blog e tudo...
Olha, estou eu aqui na frente do computador morrrrrrrendo de rir. Nao sei se sua vida e uma comedia ou se sua forma de escrever e uma comedia, o que importa, e que pelo visto, voce esta sabendo tirar proveito de todas as situacoes. Ai meu deus se sua sogra descobre que voce estudava no Renascenca e que tinha aula de hebraico com a mora Rivka, que te mandava todos os dias fazer "licon do casa"...Ja pensou??
Beijao
Ca

5:09 PM  
Anonymous Anonimo said...

Oie, que bom que agora vc leva menos a serio o "racismo" deles nè!!! Senao vc tb ia ficar sofrendo a toa, afinal eles sao beeem mais velhos e mais dificieis de mudar de opiniao. O importante è vc se sentir bem sendo aquilo que è e o resto è resto!!! Ainda mais aqui neste pais onde eles sao teimosos nesta questao...
Espero que a gente se veja hein, vc nao me escreveu como faz pra ir ai poxa!!!!!
Beijao

5:11 PM  
Anonymous Anonimo said...

kkkkkkkkkk, Paula, e eu que "so" fui batizada, encheram a minha paciencia pq nao tinha crisma, 1°comunhao e o etc, etc, etc... Fico imaginando a sua situacao, so quem mora aqui sabe... O atraso mental dos italianos é incrivel e eu pensava que era so no paesino onde eu moro, rsss
beijao e continua assim, rir é o melhor remedio..

7:15 PM  
Anonymous Anonimo said...

Prima,
Parabens pela sua força e maneira de ver a vida! Tenho MUITO orgulho de ser sua prima! Tava outro dia falando pro João que a nossa infancia foi muito feliz e que a gente se divertia muito! E agora temos uma intimidade de irmã mesmo o que é delicioso, vc não acha??
Adoro seu blog e espero que vc continue sempre assim e deixe para sofrer só quando não tiver saida mesmo!!!
Bjão e tuuuuudo de bom!!!

2:43 PM  

Posta un commento

<< Home