18 febbraio 2006

Cade o cardapio???

Mais uma coisa que eu estou tentando entender é o porque aqui nao existe cardapio nos restaurantes. Voce vai, senta e o garçon vem te perguntar o que voce quer. Ai voce ou escolhe um prato italiano padrao que se encontra em qualquer restaurante ou faz como eu, pergunta o que tem e ele te fala a relaçao de todos os pratos em menos de 1 minuto. Obvio que eu nao entendo nada e acabo pedindo sempre o tao famoso spaghetti alle vongole. O pior de tudo é que o preço é sempre uma surpresa. Como nao tem cardapio, voce nao pode nem imaginar o quanto vai ter que gastar. E nao pergunte quanto custa antes de pedir porque voce sera taxado como pobre e cafona.

Estou falando de restaurantes porque hoje fomos no almoço com a familia do Roberto. Estranho que os pais do Gian chamam os pais do Roberto de "Signora(e)" e vice versa. E nenhum tem a coragem de dizer para parar com toda essa cerimonia. Eu acho horrivel, primeiro porque fica uma situaçao meio tensa, fria, com muito respeito desnecessario e depois porque eu ainda nao consigo manter uma conversa usando o "lei". Eu logo solto um "tu" e acabo ficando vermelha de vergonha porque me olham como se eu tivesse ofendido alguem. E se ofendem de verdade. Mas fora isso foi tranquilo e consegui ate comer porque minha sogra fez questao de segurar a Giulia por todo o tempo.

Antes disso, fomos na agencia de viagens para comprar as passagens do Brasil. Incrivel, mas ja esta quase tudo lotado para agosto. Estamos em fila de espera e espero encontrar alguma coisa em conta. A sorte é que a Giulia paga so 10% ate completar 2 anos. Ufa!

Depois da agencia, aproveitamos para passear com a Giulia na Villa Comunale. Levamos o triciclo que a Stefania deu para ela e nos divertimos muito! A Giulia adorou e ficou boazinha o tempo inteiro. Quem sabe abandono o carrinho e vou fazer compras com ela no triciclo.. Se a minha rua fosse mais tranquila ate daria, mas com a quantidade de motorinos conduzidos por criancinhas de 12 anos por aqui é assustador. Nao por nada, mas sao imprudentes demais e se bobear, passam por cima de voce mesmo nas calçadas.

Ontem fomos jantar na casa da tia e da avo do Gian. Casamento anunciado a todos e Stefania feliz da vida porque finalmente pode dizer "sou noiva" e nao morrer de vergonha quando perguntam porque ela ainda nao casou. E quem ganhou o presente fui eu. A Stefania me deu um celular lindo da Samsung. Oba!

E voces viram que bonitinho meu blog de cara nova? Tudo culpa da Julie! Graças a ela que esse blog existe e esta mais coloridinho! Julie, obrigada de coraçao!!! Adorei!

4 Comments:

Anonymous Anonimo said...

essa do restaurante nao è regra. lembra do restaurante caro de maiori? tinha cardapio. :|
essas formas de respeito eu jà desisti de entender. o namorado de minha cunhada, por exemplo, frequenta a familia ha mais de 7 anos e continua tratando minha sogra com "lei" (ou è com "voi"?). em todos esses anos ninguem pensou eu dizer "dammi del tu"? com toda a "intimidade" que eles tem toda essa formalidade me soa estranha. eu jà cheguei com o tu e com o tu eu fico. claro que quando nao conheco a pessoa, se è mais velha, eu uso o "lei", mas tento fazer um "upgrade" na relacao assim que posso. :)
meu domingo vai ser lindchu. visitar a sogra, fazer almoço, marido vendo juve stabia x napoli, um semgracê...
beijins!!!

8:16 PM  
Anonymous Anonimo said...

errata corrige: pensou eu dizer = pensou EM dizer.

8:17 PM  
Anonymous Anonimo said...

Oi Paula e todos,
Eu também estranhei quando casei (23 anos) e me chamavam de "signora", imagine, Zia Viola me tratando de "lei". E eu que nem entendia as diferenças, devo ter ofendido muita gente.....Hoje, sei as diferenças, mas me confundo ainda, sendo assim, dê sempre a desculpa de ser estrangeira e pronto. Seu tio nunca escreveu bem portugues e diz que é porque foi alfabetizado em italiano e pronto! Quanto ao cardápio, preços, etc...é uma questão de costumes, mas acho que se voce mostra que é estrangeira, no mínimo ganha um tempo a mais pra decidir....Beijos

6:48 PM  
Anonymous Anonimo said...

Hahahaha, este topico eu tinha que comentar, afinal quantas vezes a gente nao ficou com raiva por causa disso nè???
Meuuu absurdo, pq se vc quer saber o preço nao tem como e se vc pergunta eles falam: Non te preoccupare!!!!!!! Fala serio, tem que ter paciencia mesmo...
Beijuuu

7:40 PM  

Posta un commento

<< Home