17 febbraio 2006

Napoli e Napoletanos

Eu ainda estou tentando entender os napoletanos. Raros sao aqueles que conseguem fechar uma porta sem bater, seja ela de casa, do carro ou do predio. Quando eu chegei aqui na Italia, ha quase 2 anos atras, ficava assustada achando que todos estavam nervosos. Porque ca entre nos, no meu pais, pessoas que batem a porta ou estao loucas ou estao muito, mas muito nervosos. Meu irmao, por exemplo, brigava comigo e saia de casa batendo a porta com toda força. Tanto que minha mae sempre dizia: "Se quebrar, voce vai pagar outra!". Aqui nao. Eles estao em seus normais estados de espirito. A ma educaçao vai longe aqui. A gente da pulos de susto a noite quando alguem entra e sai do predio. O portao fica bem ao lado da minha janela.
Dia desses falei pro Gian que ia pedir ao porteiro pra colocar uma placa pedindo por gentileza para fechar o portao com calma. Ele falou que é melhor eu mesma fazer e pendurar sozinha. Vou fazer isso, juro! Vou começar com: "Per cortesia non sbattere il cancello". Se nao resolver vou escrever: "Va a sbattere il cancello a casa di tua mamma" e dai em diante imaginem as frases mais grossas.

Acho que meu pai tinha razao quando dizia que temos que tratar loucos sendo mais loucos do que eles. E acho também que estou me revoltando. Comum também nessa cidade é ver, quer dizer, ouvir as pessoas gritando "mammaaaaaa e scendiiiii" ou "mammaaaaa apri il cancellooooo" a toda voz qualquer hora do dia ou da noite. Para esses vou ser mais doida do que eles e gritar pedindo silencio. Mas no fundo eles sao asssim e eu que estou no pais e na cidade deles, e nao eles no meu. Sera que eu tenho que me adaptar e começar a gritar também? Ou montar uma barraquinha educativa fora do meu predio tentado ensinar as funçoes de um interfone e pasmem! Ja existe telefone celular! Pra que gritar?

Diz meu sogro que daqui ha 2 anos eu vou estar igual a eles, batendo portas, gritando pela janela ou embaixo dela para chamar alguém, sendo grossa com as pessoas e sabendo que nenhum lojista vai sorrir ou ser gentil comigo porque eles estao sim fazendo o favor de te vender alguma coisa.

Falando no meu sogro, nao é que o tipinho ontem disse ter nojo de feijao preto? Feijao, para ele é branco e pronto. Uma coisa preta pra ele é estranho e se recusara por toda a vida a comer nem que seja um graozinho daquilo. Ja a minha sogra amou e ate levou o resto para casa. O engraçado foi ver eles comerem arroz branco Tio Joao cheio de azeite em cima. E eu fico me perguntando como é possivel alguem de 60 anos ter nojo de um grao e nao achar nada de errado com os padeiros daqui que com a mesma mao que pegam no dinheiro e enfiam sabe-se la onde, pegam o pao e vendem para voce.
O Gian a cada vez que faz frescurites para comer alguma coisa leva bronca. E graças a essas broncas ele descobriu gostar de salmao, bacalhau entre outras coisas. So alface e qualquer tipo de saladas que nao teve jeito... Ele continua dizendo que nao é uma pecora!

Mas mudando de assunto, hoje estou fazendo umas pesquisas na Internet. Tenho que ajudar a Stefania a encontrar uma casa para ela fazer a cerimonia e a festa de casamento alem de lembrancinhas com cristal swaroski para os convidados. Ela so esqueceu que os napoletanos ainda nao descobriram que a internet existe. Encontrei varios sites de lembrancinhas matrimoniais, mas em Roma e Milano e nao no Caxundò, ops, Napoli. Aiii desculpa, tinha mudado de assunto antes, mas nao resisti...

Hoje a noite vamos jantar na casa da avo e tia super religiosas do Gian. A Stefania também vai para anunciar o casamento dela. E viva o amor!


7 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Snif, ontem deixei um comentario, mas nao consegui pq vejo que nao esta aqui!!!!! Bom, eu disse que como nao vejo mto meu email ig o qual vc me mandou avisando do blog, ainda nao tinha visto ele e queria dizer que Adorei!!!!! Vc sempre disse que gostaria de fazer um, mas que nao sabia se teria paciencia de escrever td dia e vejo que vc esta conseguindo, e detalhe, muito bem; PARABéNS!!!!
Acho que este è uma otima maneira de fazer com que as pessoas que estao perto ou longe acompanharem seu dia a dia.
Adorei mesmo, estarei sempre por aqui e espero podermos nos encontrar em breve!!!
PS: Snif ontem eu tava mais inspirada, tinha ficado melhor desculpinha!!!!!
Saudades...
Um super bj nesta familia " napoletana" rsrsrs
Gabi

7:26 PM  
Anonymous Anonimo said...

Snif, ontem deixei um comentario, mas nao consegui pq vejo que nao esta aqui!!!!! Bom, eu disse que como nao vejo mto meu email ig o qual vc me mandou avisando do blog, ainda nao tinha visto ele e queria dizer que Adorei!!!!! Vc sempre disse que gostaria de fazer um, mas que nao sabia se teria paciencia de escrever td dia e vejo que vc esta conseguindo, e detalhe, muito bem; PARABéNS!!!!
Acho que esta è uma otima maneira de fazer com que as pessoas que estao perto ou longe acompanhem seu dia a dia.
Adorei mesmo, estarei sempre por aqui e espero que a gente possa se encontrar logo, logo!!!
PS: Snif ontem eu tava mais inspirada, tinha ficado melhor desculpinha!!!!!
Saudades...
Um super bj nesta familia " napoletana" rsrsrs
Gabi

7:28 PM  
Anonymous Anonimo said...

Paula, mais uma pra voce. Eu e Aline já fizemos a tal "escova definitiva". O meu cabelereiro - Paulo - me presenteou as duas vezes e eu gostei muito. A Aline já fez uma vez e não gostou. Pergunte a ela detalhes de cabelo longo, fino e sobre a secagem depois da escova. Eu achei o meu muito bom, ajudou muito porque eu fiz quando minha mãe operou e eu não podia ficar fazendo escova nos crespos da frente, etc. e depois eu fiz antes do Natal e estou passando o verão mais tranquila. Mas a Aline......... Vou pedir a ela mais explicações e que ela fale com voce antes de fazer, ok?
Como voce pode ver, titia é a mais "desocupada" do pedaço. Adoro ler o que voce escreve e fico muito feliz de poder comentar.. Beijos queridos sobrinhos Paula, Gian e Giulia e até agosto. Não esqueçam de contar conosco e com nossa casa.

1:09 AM  
Anonymous Anonimo said...

Paula, vem morar no paesino que o povo aqui do predio ate subir e descer as escadas eles fazem silencio.. Te falei, vc tem que vir morar aqui!!
Saudades de vc, beijos!

12:39 PM  
Anonymous Anonimo said...

Demorou Prima!!!
Volta logo e deixa essa italianada maluca por aí mesmo...
Traz so o Gian e a Giulia que esses vc ja educou...hahahaha...
Saudades linda!! MUITAS!!!

7:10 PM  
Anonymous Anonimo said...

Olá meu amor nossa adorei ao mesmo tempo que ficamos sabendo da sua vida , aprendemos muitas coisas , relamente + inteligente , e informativo melhor q orkut , saudade de vc , vou iniciar a campanha volte paula paula volte .. te amo .

8:28 PM  
Anonymous Anonimo said...

AGORA APRENDI . TE AMO RICARDO .

8:38 PM  

Posta un commento

<< Home