21 febbraio 2006

Quinto Mundo

Nao sei quem, nao sei porque, nao sei de onde tiraram que a Italia é pais de primeiro mundo. Ok, admito que tem muita coisa que funciona aqui. Que nao tem pessoas passando fome como no Brasil ou em paises de terceiro mundo, mas isso aqui nao é mil maravilhas como todos pensam no Brasil. Comum é ouvir pessoas dizendo "Ah, voce se deu bem, foi pro primeiro mundo." A verdade é que esse primeiro mundo esta bem longe da Italia. E quem duvidar, que va se informar com pessoas que também morem aqui. Minhas amigas concordam comigo e é pura ilusao achar que isso aqui é um pais moderno e avançado.
A sogra da Stefania por exemplo, passou muito mal ha um mes atras. Tossia e tinha sangramento. Foi pro hospital e ficou no corredor por 3 dias ate conseguir um quarto. A mulher nao é pobre. Tem duas casas em Napoli, um carro 0km, uma casa na praia. Uma mulher inteligente. Ainda bem que descobriram que era so uma virose e agora ja esta bem e voltou pra casa. Mas quem ai do Brasil iria pensar que aqui pessoas ficam nos corredores dos hospitais? E nao tem nem a opçao de pagar, porque todo o sistema de saude é publico.
Nao quero nem entrar na discussao dos casos que assistimos diariamente na televisao sobre erros medicos. Ao que parece, Italia é recordista europeia. Da medo.
Mas vamos ao meu caso. Ontem fui ao dentista. Eu estava com dor de dente. Na gravidez, um dente quebrou um pouco e ficou com um buraquinho. Obvio que entrando comida dentro, devo ter ficado com uma carie e com o passar do tempo e sem um dentista que preste, acredito que tenho que fazer um canal e basta.
- Ola Dr.
- Ola.. Vamos ver aqui.. Ahhh isso nao é nada, voce so tem que tirar esse dente!
- Como assim, tirar o dente? Nao é possivel fazer um canal?
- Nao... Muito mais simples e facil tirar esse dente!
- Dr., eu tenho 27 anos. O senhor acha que eu quero ficar com um buraco na boca? Vamos buscar outra soluçao.
Ele enfia o dedo perto da minha garganta, por fora da boca e diz:
- Doi?
- Sim, obvio.. se eu fizer isso no senhor tb vai doer.
Fiz o mesmo do outro lado do pescoço em mim mesma e doeu igual.
- Nao, Paula.. Isso é uma infecçao e voce tera que tomar antibiotico.
- Dr., nao posso tomar antibioticos, estou amamentando.
- Tua filha tem 9 meses, ja pode tirar ela do peito.
- Acredito que seja muito pequena e nao vou tirar a minha filha do peito para tomar um antibiotico desnecessario. Isto nao é uma infecçao. Mas tudo bem, tem como pelo menos fechar este buraco?
- Sim, vou fechar so para voce nao pensar que eu nao quero fazer nada.
Nisso, ele pega a massinha e fecha o meu dente sem nem se quer limpar antes o que poderia ter dentro.
- O Sr. nao vai limpar?
- Nao tem necessidade, esse dente nao serve mais pra nada.
Juro que so nao chorei por respeito a Giulia. Juro que so nao gritei com o suposto dentista por respeito aos pais do Gian que estavam comigo. E juro que so nao vou embora daqui amanha mesmo para ir ao dentista no Brasil porque nao quero estragar as ferias do Gian em agosto. Mas nao é a toa que agencias de viagens italianas estao promovendo pacotes turisticos ao Brasil com direito a dentista incluso. E nao é a toa que tem muitos desdentados por aqui. Muitos.
Nem me falem para tentar um outro dentista, porque este nao é o primeiro. Um pior que outro.
Entao, agosto nao sera so o mes de passear pelo Brasil. Sera o mes de ir no medico, de ir ao dentista e de respirar um arzinho de primeiro mundo, pelo menos em odontologia e medicina. E no final das contas, tenho muito, mas muito orgulho mesmo de ser brasileira.
E falando em Brasil, ontem recebi uma proposta de viagem. Uns €1.300 pela Iberia. Mas o voo de Napoli para Madrid é com uma tal de AIR Nostrum que nunca ouvi falar. A outra opçao é pela TAP (Obrigada Kelminha!). O voo sai de Roma e vai ate Lisboa e de la para Sao Paulo por €1.120,oo. O ruim é que teriamos que viajar 2hs de Napoli a Roma com o carro, deixar no estacionamento gratuito do aeroporto e na volta mais 2hs de viagem de Roma a Napoli. Mas eu ficaria mais tranquila porque todos sao avioes TAP. O que vcs acham???

5 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Paulinha, te falei que nao quero nunca ir ao um dentista aki, hahahahha. tudo verdade o que vc falou, no qesito saude, a Italia é devagar..
Beijos!!

1:58 PM  
Anonymous Anonimo said...

Oie, nossa realmente dentista aqui nao existe!!!! qq coisa eles logam arrancam, nao è a toa que quase nenhum italiano tem os dentes depois do canino, hehehe... Isso qdo tem os da frente que ja è muito, afe...
Que saudades do Brasil!!!!!!!
Beijao

7:36 PM  
Anonymous Anonimo said...

Ahhh, eu viajei primeiro ano pela TAP, na verdade a gente nao gostou mto pq pela tap sempre tem muito atraso. O bom è que do Brasil pra ca, para em Portugal e sao 9 hs de viagem, dai da uma descansada e depois vem pra Italia...
Bom, veja pela KLM, me disseram que è boa!!!
Beijokas em todos ai

7:38 PM  
Anonymous Anonimo said...

Oi Paula,
Eu sempre achei tudo aí muito atrasado - medicina, etc. - mas quando se fala isso, os caras caem matando !!!!!!! Concordo com voce, venha ao primeiro mundo tratar-se, afinal, temos até Dr. Gerd que é nosso anjinho e continua nos ajudando. E as meninas Lucila e Marlice, que tal? Por mais que sejamos 3o. ou 4o. mundo, ainda prefiro aqui na saúde !!!!!!! Beijos

1:00 AM  
Anonymous Anonimo said...

Paula, estou louca pra ver seu apartamento de piso novo, ja achava uma gracinha com o piso que vc nao gostava, agora entao è que deve estar lindo mesmo!
Olha vamos fazer uma bagunça aqui em casa no primeiro jogo do Brasil pela Copa???? Com arroz Tio Joao, Farofa pronta e por que nao uma bela feijoada? rsrsrs
Se voce topar eu vou ficar muiiito feliz!!

9:01 PM  

Posta un commento

<< Home