16 marzo 2006

Gente Esquisita

Voces sabem, né? Eu ainda estou tentando entender essa gente italiana, ou melhor, napoletana. Ontem fui fazer compras com a Giulia. Ainda aproveitando as liquidaçoes de inverno, fui aqui perto numa lojinha e comprei uma calça e uma malha de la. Nenhuma das duas me serviram e tenho que voltar para trocar. Mas enfim, voltando ao assunto e voltando das compras, encontro uma senhora que eu nunca tinha visto. Ela me pergunta sobre a Giulia, coisinhas basicas como quantos meses tem, etc.. E depois diz que a sua neta tem quase a mesma idade da Giulia. Como ela estava saindo do meu predio, fiquei curiosa e perguntei quem era a neta dela. Nem eu acreditei, mas aqui no apartamento em frente ao meu mora a filha dela. Eu ja tinha visto essa menina, mas nao sabia que ela tinha uma bebe. Assim, essa senhora, muito simpatica me levou ate a casa da filha. Eu fiquei surpresa ao saber que ela nao sai de casa com a bebe ha 3 meses por causa do frio! Por isso eu nao sabia que ela tinha uma filha... Coitada dessa bebe... Super branquinha, é facil notar que ela nao pega um solzinho na manha e que nao sai de casa. Imaginem que eu convidei ela para conhecer meu apartamento e ela nao queria nem atravessar o corredor com medo da corrente de ar que a bebe poderia pegar.
Ai fico imaginando o quanto essa menina me acha doida. Porque ela disse que me ve saindo todos os dias e que ve a Giulia quando eu deixo ela na varanda de manha cedinho para tomar sol. Ja sai ate com chuva. E por falar disso, lembrei da avo do Gian. Ela também nao sai de casa ha 4 meses porque esta com tosse e a familia tem medo que ela pegue um resfriado. Ela, assim como a bebe daqui da frente, esta palida. Mas aquela palidez de doente, sabe? Nao acredito que seja por causa da tosse, mas que ser humano consegue ficar trancado em casa por tanto tempo?
Estou aqui pensando se eu que sou burra e irresponsavel ou se essa gente é que é estranha demais...
Mas o pior de tudo é que a vizinha aceitou entrar em casa. Tivemos que fechar a porta do corredor para a bebe nao pegar "vento". Depois me arrependi! A casa estava de cabeça pra baixo. Olha so como eu sou sortuda. Pessoas nunca vem em casa. Quando vem, esta uma confusao de dar vergonha!
Depois da visita da vizinha, minha sogra me ligou querendo vir aqui para ver a Giulia. Ela estava com saudades porque nao a via ha muito tempo (1 dia). Eu nesses momentos tenho que respirar fundo, por uns 10 minutos, soltando o ar pela boca e inspirando pelo nariz para tentar manter a calma. E pensar muito no Buda. Tentar manter a minha serenidade interna e assim, abrir a porta com um sorriso enorme. O mesmo sorriso que fiz quando ela me deu ontem, novamente, um pote de lentilhas (eu nao como esse trem, sera que ela nao entende?) , um pano de prato e uma toalha de mesa. Nao me perguntem porque. Eu nao estava precisando essas coisas, mas voces sabem, sogrinha é assim, vem e traz sempre presentinhos digamos, esquisitos.
E so para completar o post de gente estranha, hoje vieram mais dois aqui. Sao os caras da loja onde compramos nossa cozinha que chamamos porque esta dando defeito em algumas coisas. Os caras nao sabem falar italiano, so napoletano. E se acham tao espertinhos que da ate do. Disseram que nao adiantra trocar as portas dos armarios que estao descolando, mas que vao fazer isso so porque "foram com nossa cara" e "por amizade". Amizade? Eles nunca ouviram falar em garantia? Bah!

3 Comments:

Anonymous Anonimo said...

gente esquisita mesmo. e acontece que voce encontra todas elas no seu caminho! hahahaha
eu morro de dò dessa nenem que nao sai de casa. eu tambem evito sair quando chove, mas porque eu sou preguiçosa. eles aqui tem muito essa coisa do "colpo di freddo". voce nao è nem burra nem irresponsavel, o seu comportamente è o mais correto. a giulia cresce mais feliz e voce nao enlouquece. a filha da sua vizinha vai ficar doente na primeira saidinha, porque tem anticorpos 0. tadinha.....
junta as latas de lentilha pra quando a gente se encontrar. eu adoro! hehehe e esses presentes bizarros eu aposto que è re-gifting: ela ganha de alguem (sabe aquela coisa de levar algo quando vai visitar um amigo? geralmente è cafè e acucar, mas acontece de ser pano de prato, xicaras) e repassa pra voce. pelo menos eu acho, senao nao se explica.
nao tem jeito: eu morro de rir com esse jeitinho napoletano de ser. :)
beijins beijins!!!!

7:32 PM  
Anonymous Anonimo said...

boa cabeça de voces - Paula e Julie - rir de tudo, muito bom.... Deus conserve as duas sempre sorridentes !!!!Eu já sou mais séria - culpa da idade, talvez... Paula, lembra que na casa da Nonna também não podia abrir todas as portas, janelas, etc.. "colpo d'aria" também. Titio até hoje usa camiseta por baixo e não pode tomar vento porque fica imeidatamente resfriado! Sempre foi uma briga no inverno pra dormir.. eu quero deixar o vidro da janela aberto e ele chega e fecha, eu abro a porta e ele fecha. No verão também não pode levar vento - corrente de ar. É, acho que não é só em Napoli....
O 1o. pediatra que os meus tiveram, na 1a. consulta deu um monte de regras por escrito, mas no final me disse: junte a todas essas normas o seu bom senso, porque ele nunca falha ! Instinto materno, se voce quiser acreditar, funciona e o seu parece que está "tinindo", vá em frente que voce não está errando nada, use muito o seu coração, vai ver que não falha....bjin

10:46 AM  
Anonymous Anonimo said...

hhahahahhaha, ai Paula nao pense que é so em Napoli nao... No "capo mundo" onde eu to morando é a mesma coisa, com alguns agravantes que so vai falando pessoalmente, rsss
Beijao e fica com Deus

10:08 AM  

Posta un commento

<< Home