20 febbraio 2007

Outros carnavais

Eu nunca fui muito fa de carnaval. Quer dizer, quando era criança sim. Porque minha mae me levava no clube e em festinhas pra la de divertidas. Tinha musica, tinha show, comidinhas e era muito divertido sair fantasiada e dançar com minhas amiguinhas.
Na adolecencia, carnaval era desculpa para sair de SP. Adorava alugar casa em Sao Sebastiao e aproveitar a praia. Mas fugia de festas com samba porque nunca suportei confusao e gente bebada perto de mim. Nunca ninguem me viu em um Folia na Faria ou coisas do genero. Tinha horror so de pensar. E essa historia de beijar 10 no mesmo dia so porque é carnaval nunca foi meu estilo.
Quando comecei a trabalhar com artistas, tive varias oportunidades de ir assistir as escolas de samba no anhembi porque chegavam convites em casa. Iam todos para amigos e familia.
Apesar de nunca ter gostado de carnaval, lembro dessa época com saudades. Saudades das festas de infancia, saudades das viagens com amigas, saudades dos dias em casa sem fazer nada e saudades de ver a cara de felicidade das pessoas quando eu distribuia convites.
Aqui na Italia a saudade bate mais forte. Principalmente quando vejo todas essas crianças fantasiadas indo passear na praça quando o frio nao esta insuportavel, no shopping ou no supermercado. Nao tem festa. Nao tem clube. Nao tem clima. Faz frio.
Sempre sonhei em levar minha filha para uma festa carnavalesca-infantil no Brasil. Calor, sol, musica animada, clima de alegria e muita diversao.
Mas esse ano esta tudo tao diferente. Lendo noticias em sites brasileiros, tudo o que vejo é noticia de violencia, em todas as cidades. Sera que foi sempre assim e eu nao sabia ou sera que esta cada vez pior?
Triste é chegar a conclusao que aquilo que eu sinto saudade no Brasil nao existe mais. E que o melhor que eu tenho a fazer neste carnaval é vestir minha filha com uma fantasia qualquer e ir passear no shopping ou na praça. Sem festa, sem musica. Mas em compensaçao sem bala perdida, sem assalto e com muita tranquilidade.