15 febbraio 2007

O luto noso de cada dia

Não sou insensível e nem tão pouco alienada com o que acontece no Brasil. Depois da assustadora e terrível morte do menino Joao, recebi vários emails com pedidos assinatura para um abaixo assinado, scraps pedindo para colocar uma foto preta no meu perfil, mensagens no msn pedindo para colocar uma flor antes do meu nome e comentários pedindo para fazer um post em homenagem a ele. Não fiz. Não que meu coração não tenha se partido ao meio quando li a noticia no UOL. Sofri muito, ainda mais hoje que sou mãe e posso imaginar a terrível dor que é perder um filho. Sofro ainda mais em perceber a cada dia que eu não sou capaz de proteger minha filha contra o mal do mundo. O mal do ser humano. Chorei ao ver a foto dele com a família, chorei ainda mais ao assistir a entrevista dos pais, ainda cheios de sofrimento. Doeu demais imaginar a cena e acho impossível esquecer.
Mas eu não esqueço também os outros milhares de meninos e meninas, jovens, adultos e idosos que morrem diariamente no Brasil, vitimas de uma violência absurda e descontrolada. O meu pais, o lugar que eu amo e que sinto saudades já não me atrai como antes. Porque pelo que lemos diariamente, a violência estúpida só aumenta. Digo estúpida porque não acredito que esses moleques tinham a intenção de matar o menino. Mas mataram. Brutalmente. Digo estúpida porque quando roubam um carro ou um tenis, os sem-coração não estão afim de matar. Estão afim de roubar. De ter o que não é deles. Mas matam. Porque nada vai acontecer. Porque saiu dos limites. Porque tem mais ladrão do que policia. Tem gente ruim em todos os lugares, qualquer hora, sem medo de fazer o mal. Tem briga na porta da escola. Com adolescentes armados. Tem briga na discoteca e o carinha mata a menina que não quer dançar com ele. O casal de namoradinhos vão passar o final de semana em Embu e não voltam mais. Mataram os dois. Porque?
Não existe uma resposta. A morte é sempre absurda, é sempre uma pergunta sem resposta, é sempre assustadora, principalmente aquela que vem da violência estúpida.
Mas o Brasil há tempos não tem mais controle. Reclamo sim de Napoli, mas convenhamos. Aqui não chegamos e espero nunca chegar no absurdo que é Rio, São Paulo ou outras cidades da nossa Pátria Amada. Eu tenho vontade de voltar, mas quando penso na insegurança que as pessoas tem de sair de casa, da incerteza que é ir ao trabalho e não saber se volta ou não, fazem com que eu desista.
Vim aqui para dizer a essas pessoas que me pediram a flor, a foto preta, o post em luto e minha assinatura que eu não sou insensível com o que aconteceu... Que eu estou tão ou mais chocada do que vocês. Que eu estou tão triste como vocês. Mas o João não é único. Não foi o primeiro e nem será o ultimo. E isso é que desespera. Ele, assim como outras vitimas merecem mais do que a florzinha no msn. Os pais merecem sim todo esse apoio. Mas ao invés de fazer isso para o Joao, vamos fazer por todos aqueles que num dia como outro qualquer, perderam suas vidas por culpa de pessoas inúteis como esses monstros-homens de 16 anos. Por nos e por nossos filhos que correm risco de perder a vida sem motivo.
Então, quer colocar foto preta? Coloque todos os dias. O luto é hoje, amanha e sempre por todos aqueles que perdem a vida diariamente no Brasil. Não esqueça daqueles que ontem passaram o que ele passou. Não esqueça que a família de muitos meninos e meninas ainda choram a perda deles. Fiquem sempre de luto. O Brasil tem que estar sempre em luto. Pensem em algo a fazer, numa solução. Mas a revolta infelizmente vai acabar. Assim como já esquecemos muitas outras coisas terríveis e assustadoras que aconteceram com outras tantas vitimas de violência.
Essa é a beleza do meu povo. Que chora com quem esta sofrendo, que vai as ruas e pede um basta para um politico corrupto, que não tem medo de dizer o que pensa.
Mas, convenhamos. Saiu dos limites e esta na hora de agir juntando forças e pensando numa solução para ir gritar nos ouvidos de quem pode mudar as leis. A vida é bela, a gente tem direito de criar filhos e ver eles crescendo. A gente tem direito de dirigir a noite e parar no sinal vermelho sem medo de ladrão. A gente tem direito de passar um fim de semana fora e voltar pra casa.
Basta!

1 Comments:

Anonymous Anonimo said...

É justamente a insegurança que me fez perder a vontade de voltar pro brasil, eu quero mais é uma vida segura, sem medo de sair de casa, sem medo de andar a noite na rua, sem ter que tá olhando pros lados com medo de que me roubem a bolsa, Deus me livre, eu estou muito bem aqui na Espanha.

5:31 PM  

Posta un commento

<< Home