02 febbraio 2007

O meu lugar

Eu to aqui feliz e saltitante porque vou finalmente mudar de cidade. Abandonar Napoli e tentar me adaptar com outra cidade me faz feliz, mas obvio que da um pouco de medo. Estranho que quando vc mora fora do Brasil parece que nenhum lugar te pertence. Nem o Brasil. Napoli definitivamente nao combina comigo mesmo depois de assistir o TG5 de hoje dizendo que esta é uma das cidades mais lindas do planeta.
Ah é? Admito que a Costiera Amalfitana é maravilhosa, as ilhas Capri, Ischia e Procida encantadoras e Pompei cheia de historia. Mas ninguem vive so de beleza. Tem que ver também o lado ruim, infelizmente espalhado em cada canto desse lugar.
Acho que o que falta ao napoletano é um pouco de amor proprio e cuidado com o que é deles. Muito comum ouvir dos moradores que as montanhas de lixo nas ruas é culpa da mafia ou da greve. Eu sinceramente nao admito coisas do genero. Porque se tem mafia que controla o recolhimento, se tem o governo que nao tem onde queimar o lixo, se tem os catadores que estao em greve, faça voce mesmo alguma coisa. Um exemplo? Os condominos de cada predio poderiam se reunir para montar um esquema de retirada de lixos das casas e so colocar na rua momentos antes da retirada. Mas napoletano que é napoletano é folgado demais para se preocupar com as coisas. Nao tao grave como o problema do lixo, mas feio igual sao as roupas penduradas na janela. Ele pensa: "Porque tenho que estender roupa no varal de chao ou no terraço do predio se posso pendurar na janela?". Essa é a mentalidade do povo por aqui. "Porque tenho que fechar a porta delicadamente se é mais facil bater?". "Porque tenho que parar no sinal vermelho se eu tenho pressa?". "Porque tenho que ser gentil com meus clientes se eu estou mal humorado?"
Outro dia, passeando pela minha rua, vi um policial chamando a atençao de um motorista que estacionava o carro em terceira fila. O motorista brigou com o policial e falou que nao iria sair dali porque estava esperando a namorada descer. Nada aconteceu. Nem uma multa. E o policial continuou la, no meio da rua, tentando sem sucesso organizar um transito caotico sem espaço para os outros carros passarem por causa dos outros estacionados no meio da rua. Enquanto isso, dezenas de motorinos passando com ate 3 pessoas em cima e todos sem capacete. Nenhuma multa. Isso é Napoli. A terra onde nao tem leis e regras. O paraiso da mafia e das pessoas que nao gostam de ordem.
O Brasil, por sua vez, me da medo. Noticias diarias de violencia por toda a parte, envolvendo qualquer pessoa e em todos os bairros. Nao tem mais segurança, nao tem mais tranquilidade. Nao sei como poderia novamente viver com medo da policia e do ladrao. A falta de emprego, falta de oportunidade e preços altissimos de escola, convenio medico e tudo o mais que uma familia precisa me faz sentir insegura tendo agora uma filha para criar.
Resumindo, se Napoli nao é meu lugar e se o Brasil nao é mais a minha casa, Milano sera a minha "proxima vitima".