Para vossa felicidade
Volto a escrever sobre a minha sogra.
Vocês sabem que em setembro do ano passado tivemos uma briguinha e de la pra cá as coisas mudaram muito, ne? Vocês sabem também que eu fiz de tudo para ser boazinha. Tentei ser distante, tentei ser próxima, tentei ser independente, tentei pedir ajuda. Tentei ser amiga, tentei ajudar. Tentei conversar, tentei ser sincera, tentei agradar. Tentei levar a Giulia 1 vez por semana, tentei levar 2, 3, 4, todos os dias na casa dela. E não estava bom. Nunca estava bom.
Ai, num belo dia, briguei. E desde aquele dia penso em mim. Vou se quero e quando quero. Ela vem quando eu quero e se ela quiser. E não tem papo. Um oi, tchau e como vc esta é o que basta.
Ontem ela e o sograo vieram comer uma pizza em casa.
Deixa eu explicar uma coisa pra vocês. Giulia é sempre muito bem tratada por mim. Cozinho, lavo, passo, e agasalho como tem que ser agasalhada. Sem exageros, mas do meu modo. Mas criança tem tosse. Criança pega resfriado e criança pode não querer comer banana depois do jantar.
Quando ela chegou ontem em casa, a banana que eu estava dando não era boa como a que ela compra. A Giulia não queria comer. Então pensei em colocar açucar. Errei. Segundo ela deveria colocar mel. Mas eu não tenho mel. Juro que sempre tive mel em casa mas semana passada acabou e como não uso com frequencia, não comprei outro. Como sou sortuda essas coisas só acontecem quando a Sra. Perfeitinha esta aqui.
Mais tarde Giulia, que estava com body, blusa felpuda e casaco de la, sentiu calor e sozinha, tirou o casaco. Giulia tem quase 2 anos. Se eu passei o dia inteiro insistindo pra ela ficar de casaco e as 21hs ela decidiu tirar e chorava quando tentava colocar, convenhamos. Não estava frio. E acho que um body e uma blusa felpuda poderiam bastar já que eu estava só com uma blusa de maga comprida e não sentia frio. Então, deixa a menina sem casaco. Mas não!!!!! A Sra. Perfeitinha baixa a Sra. Cínica e começa com perguntas "Mas ela esta resfriada porque?" "Ela pegou esse resfriado em casa?" "é melhor colocar o casaco nela". Sinceramente não gosto de conselhos do genero. Porque eu sou a mãe e sou eu quem decido quando e quantos casacos minha filha tem que usar.
Mais tarde, toca a campainha. Giulia é fanática pela porta. Sempre que alguém chega ela vai correndo ver quem é. Era o pizzaiolo. Mas Sra. Perfeitinha agarrou Giulia e não deixava ela escapar. Ate que eu disse, vendo o desespero da Giulia para ir correndo ate a porta, para deixar a menina livre de ir ate la. Recebi um olhar desesperador como se eu fosse uma irresponsável e a frase "Paula, mas a menina não pode chegar perto da porta sem agasalho, pode vir um vento e ela piora!".
Depois disso, enquanto eu estava na cozinha, a Sra. Protetora de Crianças com Frio, aproveitou a minha ausência para colocar o agasalho de la na Giulia. Fechado ate o pescoço. Resultado: Giulia quente, com bochechas vermelhas de tanto calor.
Você acha que acabou por ai??? Não senhores! Fui trocar a fralda da Giulia, o que se transforma em um verdadeiro espetaculo. Sério. Sra. Perfeita e sogro vem atrás de mim. não querem perder nem um minuto e napoletano que é napoletano não sabe o que significa sentar na sala e esperar alguns minutos conversando sobre algo útil. Enfim. Giulia há alguns dias atrás teve um probleminha de diarreia. Quando isso acontece, ela fica com o bum bum irritado e isso requer muitos cuidados e principalmente alguns dias para voltar ao normal. Mas Sra. Perfeita ficou espantada e deu os conselhos: "isso é porque você não coloca a pomada". PQP, queridos! Eu sempre coloco pomada. Sempre. Sempre. Mas só porque a pele estava irritada e eu, naquele momento não encontrava a pomada, tive que ouvir as baboseiras dela de como cuidar da minha filha. Preste atenção, Sra. Perfeita e Protetora de Bum Bum de Bebes: MINHA FILHA.
Estão cansados de ouvir minhas lamentações, caros leitores? Esperem, esperem! Tem mais uma!!!!
Giulia tem um par de pantufas da Chicco, rosinha, com carinha de coelhinho para ficar em casa. São perfeitas porque são quentes, tem a sola grossa, mas é muito confortável. Obvio que usando muito, a pantufa que era rosa, ficou cinza. E ai? Pra ficar em casa nao tem problema, afinal, pra sair, Giulia tem outros 7 pares de sapatos das mais diversas cores e modelos.
Olhando com reprovaçao para os pés da Giulia, a Sra. Protetora de pés de bebes disse:
- Paula, voce quer um par de pantufas novos para a Giulia?
- Nao, obrigada.
- Nao???
- Sim, quero.
- Quer ou nao quer?
(KCT, mas eu tenho que responder o que eu quero ou o que ela quer ouvir?)
- Voce quem sabe.
- Tem umas de bichinho, vou comprar pra ela.
- Ok.
- Mas ela usa?
- Aquelas de bichinho nao sao muito confortaveis para andar.
- Sao sim. Eu conheço uma loja que vende e a filha da Fulana tem. Fulana so compra coisas boas pra filha dela. E custam €5,00.
- Ah sim? Esse par de pantufas da Giulia, que eu comprei, sao da Chicco.
- Mas aquelas sao boas. Ela usa?
(KCT, mas eu tenho que responder o que eu quero ou o que ela quer ouvir?)
- Sim.
- Entao, voce passa na minha casa essa semana que vamos juntas comprar.
Sra. Sogra Perfeitinha e Protetora dos Pes e Bundas dos Bebes, a Sra. realmente acha que eu vou sair da minha casa para ir acompanhada da Sra. pra comprar um par de pantufas de €5,00 pra MINHA FILHA? Depois de ser tao desagradavel?Ah nao. Me poupe.
E me poupe também quem vem me dizer que eu sou dificil. Porque dificil é controlar a minha lingua pra nao mandar a velha pra aquele lugar.
3 Comments:
De além-mar vai todo o meu apoio e meu ombro amigo pra vc. Menina, que ódio que eu fui sentindo dessa mulher que eu nem conheço enquanto lia seu post!
Eu também não gosto que ninguém dê palpite sobre a maneira que eu faço ou deixo de fazer as coisas. É horrível. E isso pq não tenho filhos, pq acho que seria como vc: ia mandar todo mundo à merda e fazer do meu jeito mesmo.
Deixo aqui minha solidariedade à sua situação.
Bjs
Difícil, hein?
Tem que ter bastante saco... Ainda bem que você não anda armada. rs
Abraço Paula e muuuita paciência!
T+
Paula,
acabei de conhecer seu blog e amei!
Tenho que confessar que ri, tive vontade de esganar a véia, chorei (sim, chorei com o post do aniversário de seu pai), viajei nas fotos, me reconheci muitas vezes na lida com as criOnças e muito mais.Parabéns e força na peruca.
Ah, por algum caso vc já leu Meus vizinhos italinos, do Tim Parks?
Beijos
Posta un commento
<< Home