09 giugno 2006

Eu preciso de um cavalo!

Ontem minha amiga de Avellino, a Luci, veio aqui em casa. Chegou de manha, almoçamos juntas, conversamos bastante e foi muito bom estar em companhia. Estou super orgulhosa dela. Nos conhecemos ja ha algum tempo. Se nao me engano Giulia tinha uns 3 meses. E de la pra ca, quantas mudanças! Ela deu uma reviravolta na vida, tirou carteira de motorista e tomou coragem de dirigir sozinha. Esta trabalhando num restaurante brasileiro em Salerno a noite e se virando sozinha como se estivesse em Sao paulo, né, Lu??? Que bom, que bom! Ate fizemos planos de ir pra praia ou pra piscina juntas. Agora é so torcer pra fazer sol porque o tempo aqui esta tao estranho que a gente nunca sabe se vai fazer frio ou calor. E pior que acaba fazendo calor com um vento frio che non si capisce niente!
Mas eu preciso mesmo é de um cavalo. Sempre dirigi. Quer dizer, comecei com 17 anos roubando o carro do pai de uma amiga. E assim a gente se livrava do problema que nao podiamos sair porque nenhum dos pais queriam ir buscar. Mas depois ate que fiquei mais responsavel. Tirei carteira de motorista e nunca fiz nenhum incidente. Mas me digam como uma pessoa como eu pode ter a coragem de pegar o carro numa cidade como Napoli? Amigos e familiares do Brasil nem tentem entender porque so quem conhece Napoli é que sabe a confusao que é o transito daqui. Prometo tirar umas fotos e postar pra voces terem uma noçao do que eu estou falando:
-Nao tem um semaforo que esteja funcionando e quando funciona, é como se ele nao estivesse la.
- Faixa de pedestres? Ate tem mas as pessoas acham que tem que atravessar em qualquer lugar da rua e ainda sem olhar para os lados. Entao, o motorista acaba sendo responsavel por estar atento e nao atropelar ninguem.
- Motorinos. Crianças de 12 anos ja podem usar estas vespas. E voce deve imaginar que eles nao sao responsaveis.. Pois é. E tem milhares por aqui, vem motorino de tudo quanto é lado.
- Contra mao? Acho que os napoletanos ainda nao aprenderam o que é isso.
- Setas? Nao!!!! Napoletano que é napoletano acha que setas do carro sao inuteis. Muito mais facil e rapido virar para onde der na cabeça deles sem avisar.
Enfim.. Leis de transito nao existem por aqui. Tudo isso misturado ao fato de que nao tem nem lugar para estacionar entao os carros acabam ficando em ate tripla fila e sobra um espacinho ridiculo para os carros circularem. Se ja é dificil andar a pé, levando o carrinho de bebe (por que os carros sobem nas calçadas e os motorinos também acabam usando o pequeno espaço de pedestres como estrada deles), imagina com um carro. Ideal mesmo seria usar um cavalo.