21 novembre 2006

Dialeto Napoletano

Quem esta vindo morar em Napoli não precisa nem se preocupar em aprender o italiano. O melhor que tem a fazer é procurar alguem que possa ensinar o dialeto napoletano. Digo isso por experiência própria.
Ultimamente tenho passado por algumas dificuldades. Reclamo com o porteiro sobre os problemas do prédio e ele não resolve nada, ligo pro administrador do prédio e pedem para falar com meu marido como se eu fosse uma meleca que não sabe falar, levo minha filha na pediatra para pedir a guia de uma consulta na dermatologista e me enrolam dias e dias porque o consultório esta cheio de gente. Vou comprar frutas e quando chego em casa vejo que me deram 50% de fruta podre, entre outros problemas desse "primeiro mundo" que ainda não encontrei.
Ontem minha vizinha veio em casa toda nervosa porque tocaram a campainha dela enquanto estava dormindo. Irritadissima ela falava só em dialeto napoletano e quando perguntava se eu estava entendendo e eu respondia que não, ela continuava falando.
- Paula, você tem que aprender. Porque napoletano quando esta nervoso fala só em dialeto. E se você não falar em dialeto, ninguém vai te respeitar. Dialeto napoletano bota medo nas pessoas.
Sim, eu sei. Eu também tenho vontade de sair correndo a cada vez que ouço uma palavra em dialeto. Oh, coisa feia!
Mas enfim, a moça aproveitou que já estava nervosa e resolveu todos os meus problemas em poucos minutos: Ligou para o porteiro e gritando em napoletano ameaçou o bananao para que ele resolvesse os problemas dos protões que fazem barulho. Ligou para o administrador e, sempre em dialeto, ameaçou não pagar o condominio se não realizarem mudanças no prédio. Ligou para a pediatra da Giulia e pediu para fazer a receita da dermatologista sem passar pela consulta, já que o consultório esta sempre lotado e eu não posso esperar. E de quebra, me ensinou a pedir frutas e verduras em dialeto porque ela garante que assim, vão me entregar sempre coisas fresquinhas.
E não é que hoje vieram consertar as portas? E a medica me ligou toda gentil falando que eu posso passar la as 15hs de hoje para pegar a receita. Só ainda não tentei comprar frutas, mas vou treinar no espelho e depois conto o resultado.
Porque não adianta só falar em napoletano, que já é dificil. Mas tem que ter aquele ar de superior, fazer aquela boca torta e se der um arroto no final, melhor ainda.