30 marzo 2007

Eu acredito em mim

As pessoas, principalmente aqui em Napoli, me olham como se eu fosse um ET quando digo que não tenho uma religião. Quer dizer, eu tenho a minha própria religião, ou melhor, convicçoes que eu sigo rigorosamente. Ela tem um pouco de judaismo, um pouco de catolicismo, um pouco de espiritismo e um pouco de budismo. Tem coisas nessas religiões que acho lindas, outras coisas que condeno. Não sou ateia. Acredito em algo e tenho duvidas sobre outras coisas existirem ou não.
Não gosto de rezar em conjunto. Acho que não preciso ir em igrejas, centros espíritas ou budistas para me purificar de algum mal. Acho sim que eu não tenho o direito de pratica-lo. Eu não mato nem uma formiga. Não por nada, não porque acredito que isso se volte contra mim, mas acredito na vida e acho que o mais minúsculo do animal tenha uma vida. Mas como carne. Sei que de uma forma ou outra estou matando varias vacas, porcos, frangos e peixes. Mas eu me alimento deles. Faz parte da minha sobrevivencia assim como quando eu me sinto ameaçada por uma barata gigante ou uma aranha horrível vindo em minha direçao. Enfim, não sou perfeita. Não acho que exista uma pessoa perfeita. Não acho que Jesus é perfeito, nem o papa, nem o Buda, nem ninguém. Somos todos humanos.
O ponto é que me sinto criticada quando falo sobre isso. Pessoas estão acostumadas, principalmente aqui em Napoli, em ouvir "sou católica". Mas não pensam duas vezes em fazer mal a alguém ou mentir usando a doença e sofrimento dos outros para, por exemplo, faltar na festa de aniversario da avo. Eu não teria a coragem de mentir sobre alguma doença ou mal estar da minha filha para não fazer algo. Não é justo. Não é correto. Então, acho melhor ter convicçoes como as minhas do que se rotular em alguma religião só para poder se sentir melhor em pecar e ter com quem "desabafar" ou justificar os erros.
E as minhas convicçoes, vão alem da religião. Mantenho minha casa não só livre da poeira como todos são fanáticos por aqui, mas como do lixo acumulado. Para mim, manter coisas inuteis em casa, juntando um monte de parafernalhas, acumula energia negativa. Não adianta limpar a casa e manter um monte de coisas velhas dentro dos armários. Livre-se do velho para conquistar o novo. E jogando coisas inuteis fora, voce pratica o desapego.
Também não acho justo afanar coisas nem que seja uma balinha do mercadinho. O dono do mercadinho comprou aquela balinha, entao é justo que ela seja paga. Não faça com os outros o que não gostaria que fizesse com você.
Antes de criticar os outros, é preciso olhar pro próprio umbigo. Essa historia de religião já me fez sofrer um bocado. Na época de adolescência, quando estudava em colegio judaico, era condenada por ser filha de uma catolica. Pra eles, quem é filho de mãe católica, mesmo convertida, não é tão bem aceita como um judeu puro.
Aqui na Itália, sou taxada como estranha por não ser católica. E é um alivio pra eles ouvirem que minha mae é catolica. Mas acreditam que eu sou uma "coitadinha" por não ter tido uma orientação justa sobre a religião. Já eu, adoro o jeito em que fui criada. Ninguém nunca me obrigou a acreditar ou não em algo. E é isso que eu quero para minha filha. Que ela respeite as pessoas, que ela respeite algo que ela acredite e que não tenha rotulos para esconder algum defeito ou justificar suas ações. E se ela escolher ser católica, judia, budista, espirita ou frequentar alguma igreja nova, otimo. Vai ser uma escolha dela. Importante é que seja com consciencia e que faça bem a ela e aos outros.
Ha um bom tempo atrás, lembro que escrevi um email pro meu pai. O email falava, mesmo assim, só por falar ou usando como pura expressão o nome de Deus. A resposta dele foi fria e dura:
"Filha, não espere por Deus. Ele pode não existir. Não sei. Ninguém sabe. Faça você mesma. Faça agora. Você esta completamente sozinha nesse mundo, mas papai esta aqui pra te ajudar no que voce quiser."
O porque desse post?
Porque o cara, alias, o rabino (Henry Sobel) que me dava sermoes religiosos na escola, que tentava me ensinar leis religiosas, que me "batizou" no bat mitzva, que tentava me fazer ter as mesmas convicçoes dele, entre elas de nao roubar, acaba de ser preso roubando gravadas nos EUA.

1 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Oi Paula,
Li sobre isso ontem e também fiquei chocada! passeando por aí, li em outros blogs que ele talvez fosse, cleptomaníaco ou algo assim!!! Quem sabe?!! Uma pessoa pública, e religioso, deveria dar exemplo! Tá doente? Reconhecer que tem um problema e procurar ajuda é a unica atitude correta!

7:00 PM  

Posta un commento

<< Home