19 settembre 2007

A tristeza all'italiana

Já conheci gente o suficiente aqui na Italia para constatar o que muitos já constataram. O italiano é um povo triste por natureza.
Começa das respostas que te dão quando você pergunta se esta tudo bem:
"Non c'è male"
"Si tira avanti"
"Cosi cosi"
"Insomma"
E outras dai pra baixo.
Ai que saudade do Brasil e dos Brasileiros. O cara desdentado, com a mãe doente, sem dinheiro pra comprar a passagem do ónibus, mas que esta bem e não esconde o sorriso sincero quando perguntam como vai a vida.
O Italiano estudou, ele tem trabalho, tem uma família que esta bem, tem comida no prato todos os dias. Participa de festas, vai ao teatro, tem amigos. Mas ele esta mal. Porque há anos atrás aconteceu alguma coisa de ruim e ele não engoliu ate hoje. Porque ele não se aceita como é ou porque gostaria de ter alguma coisa que não tem ou ate viver algo que não viveu, então ele esta mal. No fundo, ele esta mal porque ele aprendeu a estar mal com ele mesmo. Questão de cultura. E ele ainda acha que o brasileiro que ri, ri porque é besta. Ai como eu queria ensinar pra essa gente, que independente da nacionalidade, religião ou problemas, la vita è bella. E que um sorriso pode ser melhor do que qualquer remédio.
Quando conheço alguém assim, da vontade de pegar a pessoa e balançar tentando encaixar o parafuso que deve estar solto dentro dele. Não, não, querido amigo italiano, a vida não é feita para sofrer! Não é sofrendo que você encontra a felicidade e quando você se der conta disso você vai achar que é tarde demais. Mesmo que não seja nunca! Sempre é hora de mudar, sempre ainda tem tempo de ser feliz, mesmo com todos os problemas que cada um de nos temos.
Felicidade e sofrimento, caros, são estados mentais. E só estando em paz consigo mesmo é que conseguimos entender como é mais simples do que se imagina ser feliz.

3 Comments:

Anonymous Anonimo said...

è verdade.. esse povo chora de bucho cheio, me da odio de ouvir a choradeira.

2:35 PM  
Anonymous Anonimo said...

Para mim é tristeza ler só comentarios negativos sobre italianos no seu blog...Eu sou Siciliana e talvez voce precisa de passar um tempo na ilha do sol e alegria para mudar as suas impressoes. Faz tempo que moro no interior de Sao Paulo,e sabe o que? Acho o povo daqui fechado e triste demais para mim. Tudo na vida é relativo. E eu nao vejo a hora de voltar para a minha ilha...Alba

3:44 PM  
Anonymous Anonimo said...

ai em cima, vai tarde! volta pra tua Sicilia

1:06 AM  

Posta un commento

<< Home