14 ottobre 2008

Primeiro a gente atualiza...

Entao onde foi que parei? Vamos fazer assim, como eu nao gosto de ler historinhas lenga-lenga e imagino que aqui ninguem goste, vou resumir mais do que resumido tudo o que passou. E daqui pra frente tento atualizar com a frequencia que voces merecem.

BRASIL
- Em abril fui pro Brasil. E voltei! (considerem a minha volta como uma sorpresa porque desde a possibilidade de ser raptada em Sao Paulo ou de nao querer mais sair do meu pais, a probabilidade de nao voltar mais pra Italia era bem alta).
- Entre a morte da minha avo paterna (sim, a famosa D. Nicette), confusoes familiares e amorosas, transito infernal, medo de ser assaltada e gente estranha, nao foi assim tao bom quanto eu sonhei, mas as vezes tomar uma na cabeça faz bem pra gente acordar e parar de fantasiar que a grama do vizinho é mais verde, ou digamos, que o pais dos amigos é mais colorido.
- O lado bom da coisa. Vi alguns (poucos) amigos, comi a empadinha que a Monica ate hoje nao fez pra mim, apresentei a Giulia pra minha familia e fiz quase tudo o que tinha vontade ha 3 anos de fazer, incluso brigar com meu irmao que me fez relembrar os velhos tempos. Mas descobrir nele um amigao. Mammy idem.
- Sim, confesso. Senti saudades da Italia. E nao falo mais que quero morar no Brasil. Nao por nada, mas ponto positivo pra mim. Aceitando minha situaçao, é muito mais facil viver aqui. (sim sim agora aguenta os emails que vao chegar falando que sou preconceituosa e racista. Porque se eu falo mal da Italia sou racista com italianos, se falo mal do Brasil sou racista com brasileiros, mas a resposta esta aqui: Cada um com seus problemas.)
NONNA (a minha)
- Também se foi meses depois da outra. E ca me encontro, sem papai, sem vovo e sem nonna. Mas com coraçao em paz porque foram pessoas que eu amei, que me ensinaram muito e que estao vivas dentro de mim por muito daquilo que hoje eu sou. Saudades sempre, mas como me ensinou meu pai, dramas jamais. Faz parte da vida.

GIULIA
- Voltamos e poucos dias depois Giulia fez 3 anos! Giulia fez 3 anos! Meu Deus.. Giulia fez 3 anos!
- Giulia esta indo na escola (leia-se e eu em casa procurando emprego)... E pra quem me conhece e sabe que sou a pessoa mais atrasada e nada pontual desse mundo, a sorte é que a escola é bem na frente do meu predio.
- Uma menina linda, inteligente de assustar a gente, uma memoria incrivel que lembra de tudo e todos que ela conheceu e ainda conta coisas que fez no Brasil, engraçada, divertida e super simpatica como a mamae dela, obvio.
- Entende portugues e fala italiano.
- Fala que gosta tanto tanto tanto da mamae e tanto do papai.
- Fala que gosta muito da nonna Maria (sim, a sogra) mas que prefere ficar com a mamae. Entao ta, ainda nao me preocupo muito com isso visto que ela ainda nao se mudou pra Milano.
- Fala que gosta muito da nonna Ivonne mas que precisa pegar aviao pra ir pra casa dela entao vai esperar que ela venha pra Italia. "Mas ela vem agora mamae, vem agora? Agora, agora, agoraaaa??"
- Fala mais que a boca. E isso deve ser hereditario. Mas puxou da sogra. E pelo menos, so isso.
- E' a cara do pai. A unica coisa que ela tem que eu tenho é a perereca. E ainda nao entendo como a gente fica 9 meses com essas criaturas na barriga pra depois ficar a cara do pai. Na versao bonita, pelo menos isso.

SOGRA
- Ela veio no aniversario da Giulia, ela veio algum tempo atras pra passar 4 dias. Respondi as perguntas mais idiotas, respirei fundo a cada alfinetada, contei ate 1000 antes de responder alguma coisa pra nao mandar à p%p e no ultimo dia, quando estava quase conseguindo... Mandei.. E ela foi. (sim, estou falando de Napoli e para As-pessoas-que-vao-me-mandar-email-falando-que-sou-racista a resposta é: Cada um com seus problemas além da basica: Nada contra, minha filha também é napoletana.)
- Paciencia tem limite. Nao, esse ano me algemo sozinha na cama e engulo a chave mas nao vou passar o Natal na casa dela.
- Sim, ela ainda pergunta quantos irmaos eu tenho, se no Brasil tem elevador e quantas horas de viagem até la. E eu estou respondendo ha 4 anos a mesma coisa.

SOGRO
- Continua pedindo pra usar o computador e quando senta pra usar dorme. Sentado. E se eu acordo fala que esta tentando fazer uma coisa. Que???
- Continua sendo dificil qualquer dialogo. Porque? Porque napoletano que é napoletano acha que tudo o que ele faz é o certo e que todos tem que fazer como ele. Voce nao faz? Voce é estranho. Ou provavelmente extracomunitario.

O Sr. Pai da Minha Filha
- Tem como pular esse topico??

Entao, caros, atualizaçoes feitas, emails nao respondidos como prometido, gente pedindo conselhos de como é morar na Italia completamente e nao propositalmente ignorados e também pedindo desculpas porque apagaram a minha barra de ferramentas do google com a auto-correçao em portugues e voces vao encontrar mil erros...Aviso: Eu voltei.