11 luglio 2006

Fuori o' Balcone

Quando eu cheguei em Napoli, ha 2 anos atras vi coisas lindas e outras medonhas. Para nao ser repetitiva nao vou nem comentar sobre a enorme quantidade de lixo nas calçadas. Nem vou falar do imenso favelao ja que todos (inclusive eu) penduram roupas para fora da janela. E nem nas lojas que expoe as roupas ou verduras fora da calçada. Mas me chamou muito a atençao as varandas (balcone) completamente cobertas por cortinas de plastico ou ate mesmo de palha. O medo aqui é que o vizinho te veja. Todos tem que fazer tudo escondido. Talve porque os predios sejam muito grudados um ao outro. Talvez porque as pessoas aqui sao intrometidas e ate demais na vida dos outros.


O fato é que eu achava essa coisa de se esconder e principalmente atras dessas palhas, horrivel. So que depois fui me transformando em uma quase napoletana e passei a achar praticas as coisas que eu odiava.
Ontem coloquei essas palhas no meu terraço. Estava de saco cheio dos comentarios das vizinhas que sempre vinham me dizer que viram o que a Giulia fez.
Uma delas comenta sempre que viu a Giulia brincando com as plantinhas, que viu a Giulia passeando fora da varanda com uma blusinha na mao. Bom, isso ela fala. Mas nao quero nem pensar no que ela pode ter visto e nao ter comentado. Nao por nada, mas esquecendo que eu estou no pais da censura, ja sai na varanda ate de toalha enrolada no corpo para pegar alguma coisa fora.
Mas sabe que ate que ficou bonitinho? Comprei uma cadeira daquelas que deita, coloquei a cadeirinha da Giulia, uma plantinha e de manha ate a piscina de plastico da Giulia. E enquanto Giulia faz a festa, eu tenho meu momento de relax sem ninguem ver.
O mais estranho é que essa vizinha fofoqueira percebeu que eu coloquei a parte alta da palha bem do lado que ela poderia me ver. E a pobre coitada que agora nao tem mais como se meter na minha vida, se mostrou toda ofendida e nem me comprimentou. Melhor perder a amizade do que a privacidade, ne nao?

6 Comments:

Anonymous Anonimo said...

Eu também estou "empalhada" prá tudo quanto é lado! Aqui todo mundo é fechado nas casas e até que demorei a ceder a me fechar também. Mas de tanto ver gente que não consegue fazer i fatti suoi...

10:20 PM  
Anonymous Anonimo said...

Paula:

Estou planejando em ir para Salerno na Italia. Quero fazer um curso de italiano e tambem obter a minha cidadania italiana.
Sei que Salerno fica perto de Napolis - vc ja andou por la?

Abbraccio,
Marcelo
delucamarcelo@gmail.com

9:10 PM  
Anonymous Anonimo said...

nós aqui somos em número tão grande que mesmo após 20 anos morando no mesmo lugar, tem muito vizinho que nem sei quem é! mas, gostaria de ser sua vizinha, pra ficar olhando a Giulia...muito fofa de cor-de-rosinha na varanda.....bjins

11:53 PM  
Anonymous Anonimo said...

nao sei se é o caso do povo por aí, mas lá onde eu moro a maioria das pessoas usa essa "palhinha" só no verão, pra se proteger do calor. e realmente refresca muito.
xeu dizer... a giu tá uma coisa lindaaaaa. eu achei que ela tá bem parecida com o papà. :D
beijinssss

5:27 AM  
Anonymous Anonimo said...

Oiiieee, passei aqui pra dizer que adorei ver duas fotinhos da Giu, ela esta lindona!!!!!
Beijokas

9:20 PM  
Anonymous Anonimo said...

Afffeeeeee... Mas que mereceu mereceu!!!
Beijos!!
E da-lhe palhinha nesse povo curioso!

9:54 PM  

Posta un commento

<< Home